Avaliação VW Fox
O Volkswagen Fox é persistente. O hatch é comercializado no Brasil há 15 anos. E hoje resiste ao tempo e à concorrência de um jeito mais enxuto. A linha 2019 do Fox se apresenta somente em duas versões: a Connect e a Extreme. A versão avaliada é a mais básica Connect. As duas vêm com motor 1.6, 8 válvulas, com câmbio manual de 5 velocidades. Vale lembra que hoje o Fox não tem mais a companhia do Spacefox e nem do Crossfox.
Versões:
Connect: R$ 50.990,00
Extreme: R$ 56.090,00
Design:
O visual do VW Fox não mudou muito desde que foi lançado no Brasil em 2004. Tiveram poucas alterações ao longo desse período. Os faróis vêm com friso cromado, grade frontal com acabamento em preto brilhante e faróis de neblina. Um dos destaques do VW Fox é que ele apresenta uma boa altura de vão livre em relação ao solo, um pouco mais de 151 cm. Para quem gosta de carros mais altos, isso amplia a visibilidade do motorista na hora de dirigir. As rodas são de liga leve de 15 polegadas. Na lateral possui um adesivo com a inscrição “Connect”, personalizando a versão. Na traseira, as lanternas são escurecidas. A abertura do porta-malas é elétrica e chama a atenção por ser feita emblema da marca Volkswagen. No interior, o acabamento tem bastante plástico duro e bancos são revestidos de tecido.
Espaço e Conforto
A capacidade do porta-malas é de 270 litros. O tamanho está um pouco abaixo dos concorrentes de compactos, como por exemplo, Hyundai HB20 e Fiat Argo que têm 300 litros de capacidade. No interior, o banco traseiro não é bipartido, então não tem como ganhar mais espaço para o porta-malas. O túnel central é elevado, quase um palmo de altura, podendo incomodar o ocupante sentado no meio do banco traseiro. Mas quem vai sentado em umas das pontas, tem um bom espaço para as pernas, o joelho passa longe do banco da frente, e a altura da cabeça para o teto possui também um espaço livre, suficiente para garantir conforto ao passageiro.
Segurança:
O VW Fox 2 airbags, um para o motorista e o outro passageiro. No banco traseiro, só veio com 2 apoios de cabeça, o que pode comprometer a segurança do ocupante do meio; e o cinto do meio ainda é o subabdominal. Possui sistema Isofix, para prender a cadeirinha da criança. No Latin NCap, recebeu 4 estrelas para segurança de adultos e 2 estrelas. para segurança das crianças.
Tecnologia:
O VW Fox possui um sistema multimídia, compatível a Apple Car Play e Android Auto. A tela é de 6.5 polegadas e sensível ao toque. Possui uma entrada USB e tomada 12 volts. O carro vem também com sensores de estacionamento. O compacto tem uma função super útil ao motorista que é o limitador de velocidade. Através desse recurso, é possível programar uma velocidade limite pelo computador de bordo no painel de instrumentos, e quando se chega a essa velocidade, é emitido um aviso sonoro. Assim, evita-se ultrapassar a velocidade permitida na via.
Desempenho e Dirigibilidade:
O motor é flex e desenvolve potência máxima de 104 cavalos e 15,6 quilos kgfm. Apesar de ter uma motorização mais antiga, comparada aos concorrentes da categoria, pois ainda com correia, o carro é esperto, responde bem nas acelerações. Porém de autonomia, ele não é tão econômico, comparado aos outros compactos, recebeu nota C no Inmetro. Na cidade, faz 7,8 km/l (álcool) e 11,6 km/l (gasolina) e na estrada, 9,7 km/l (álcool) e 13,9 km/l (gasolina). Então, atenção para quem tem o pé mais pesado. A direção é elétrica, com ajuste de altura e profundidade, o câmbio é manual de 5 velocidades. As trocas de marchas são precisas e fáceis de encaixar.
Confira ofertas do Volkswagen Fox
Compraria?
O Fox é um carro pra uso diário, na cidade. O VW Fox tem um bom valor de revenda. Pensando em custo benefício, ele apresenta um preço justo em relação a outros hatches, porém, deve sair de linha nos próximos 2 anos. Quer saber mais sobre o Fox? Veja vídeo completo da avaliação aqui.
Talvez você também se interesse:
Comparativo Volkswagen Polo e Fiat Argo