Avaliação: Fiat Fastback Turbo 270 é o exagero que a internet gosta
Qualquer conteúdo sobre automóvel na internet está sujeito ao crivo do leitor. E quando falamos sobre motores, desempenhos e afins, o ferrão do leitor é rápido ao julgar: mais potente é melhor, motor maior é mais desejável.
Bom, talvez esse jornalista jogue um balde de água fria no leitor ao falar do Fastback 1.3 by Abarth. Como já dissemos no lançamento, que aconteceu em setembro do ano passado, obviamente o Fastaback com 185 cv anda bem, muito bem.
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No entanto, o 1.3 GSE turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque é demais para o Fastback. E você pode se perguntar se também é demais para o Pulse Abarth e a resposta é: não. Vamos explicar abaixo.
Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth 2023 – Preço: R$ 158.490
Alma importa
Diferentemente do que a prepadora fez no Pulse, o Fastback by Abarth tem apenas motor maior e perfumaria visual. Enquanto o irmão ganhou melhorias de suspensão, direção e chassi para receber o motor mais potente.
É isso que se espera de carro com assinatura da Abarth, mas o Fastback se manteve exatamente igual às demais versões. Por esse motivo, parece que falta “chão” ao SUV cupê. Sensação que não acontece no 1.0, que entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque.
A prova de como a preparação faz diferença está nas provas de aceleração. O Fastback 1.3 não tem grande vantagem sobre o 1.0 turbo, são 8,1 segundos contra 9,3 do motor menor. O Pulse Abarth ainda consegue tirar 0,5 segundo do Fastaback mais potente, cumprindo a prova em 7,6 segundos, mas é preciso considerar que ele também é mais leve.
Ainda assim, o comportamento em curvas é bom no Fastback, essa é uma das boas heranças de carros compactos. Lembrando que, apesar das muitas mudanças, Pulse e Fastback são derivados de Argo e Cronos, respectivamente.
Dimensões e capacidades: comprimento, 4.427 mm; entre-eixos, 2.533 mm; largura, 1.774 mm; altura, 1.545 mm; porta-malas, 516 litros; carga útil, 400 kg; tanque de combustível, 47 litros; peso em ordem de marcha, 1.304 kg.
Além disso, o câmbio automático de seis marchas fornecido pela Aisin muitas vezes segura demais a troca de marchas, elevando o giro do motor e prejudicando o consumo, ainda que seja o mais econômico com esse motor dentro da Stellantis. Enquanto o CVT do 1.0 está surpreendentemente bem calibrado nas suas simulações.
Vale ressaltar que a transmissão da Aisin foi lançada em 2003, o que pode colaborar para o comportamento. No caso da caixa do Fastback, ela suporta até 28,5 kgfm de torque, enquanto o 1.3 turbo entrega 27,5 kgfm.
Consumo Fastback, Pulse, Toro, Renegade, Compass e Commander:
Consumo Fastaback 1.3: 7,9 km/l com etanol e 11,3 km/l com gasolina na cidade; 9,7 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina na estrada.
Consumo Pulse Abarth: 6,8 km/litro na cidade e 8,8 km/litro na estrada com etanol / 10 km/litro na cidade e 12,3 km/litro na estrada com gasolina
Consumo Fiat Toro 1.3: 6,5 km/litro na cidade e 8 km/litro na estrada com etanol; 9,4 km/litro na cidade e 10,8 km/litro na estrada com gasolina
Consumo Jeep Renegade 1.3: 7,7 km/litro na cidade e 9,1 km/litro na estrada com etanol / 11 km/litro na cidade e 12,8 km/litro na estrada com gasolina
Consumo Jeep Compass 1.3 : 7,1 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada com etanol / 10,4 km/litro na cidade e 12,1 km/litro na estrada
Consumo Jeep Commander 1.3: 6,9 km/litro na cidade e 8,3 km/litro na estrada com etanol / 9,8 km/litro na cidade e 11,8 km/litro na estrada
Design
Em termos visuais, apesar de bem parecidos, o Fastaback by Abarth ganha um pequeno banho de loja. Há apliques em preto brilhante na grade e nos para-choques, enquanto os faróis são escurecidos.
Nas laterais, destaque para a mudança no acabamento das rodas, nos dois casos elas possuem 18 polegadas, mas com acabamento escurecido na versão mais cara e acabamento brilhante na versão Impetus. Além da presença do emblema Limited Edition nos para-lamas.
No interior, novamente a presença da plaqueta que identifica a configuração, além do botão com símbolo da Abarth para acionar o modo Sport.
Motor: 1.3, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, flex, injeção direta, duplo comando variável de válvulas com variação inteligente na admissão
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 180/185 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque: 15,4/15,7 kgfm (G/E) a 1.750 rpm
Peso/potência: 10,2/9,6 (G/E) kg/cv
Peso/torque: 74,8/73,4 kg/kgfm (G/E)
Câmbio: automático, 6 marchas
Tração: dianteira com bloqueio eletrônico de diferencial
0 a 100 km/h: 8,4 s (G) e 8,1 s (E)
Velocidade máxima: 210 km/h (G/E)
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,7 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 192 mm; ângulo de ataque, 20,4°; ângulo de saída, 24,3°; ângulo de transposição de rampas, 21,2°; pneus 215/45 R18.
Espaço parco, interior caprichado
Apesar do enorme porta-malas, são 516 litros considerando a medida com blocos e 600 litros teóricos, que é a medição feita com água, o Fastaback não oferece bom espaço. Ainda que ele tenha porte de Jeep Compass, sua origem não permite fazer mais do que foi feito na cabine.
Os 2,53 metros de entre-eixos, o mesmo do Cronos, levam com conforto quatro passageiros, por vezes será necessário negociar com quem vai na frente para que os bancos não sejam posicionados totalmente para trás.
No entanto, a cabine passa uma impressão de qualidade maior. Os couros utilizados nos bancos e volante são os mesmos usados pela Jeep, que entrega uma sensação melhor ao toque. Outro ponto importante é o console central elevado, que até pouco tempo era típico de carros mais caros.
Por fim, ainda no interior, as telas possuem muita qualidade, tanto na central multimídia quanto no painel de instrumentos digital. São intuitivas, rápidas e a qualidade de construção evita reflexos.
Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth 2023 – Itens de série
Grade em preto brilhante
Logotipo Fiat escurecido
Molduras de grade, faróis e para-choques em preto brilhante
Capas dos retrovisores na cor preta
Teto na cor preta
Rodas de liga leve aro 18 escurecidas
Etiquetas Limited Edition Power by Abarth nos para-lamas e tampa do porta-malas
Faróis full-LED com luzes diurnas (DRL)
Faróis de neblina de LED
Lanternas traseiras full-LED
Quatro airbags (frontais e laterais)
Chave com sensor presencial
Partida remota do motor
Partida do motor por botão
Alarme
Controles de estabilidade (ESC) e tração (TC)
Bloqueio eletrônico de diferencial (TC+)
Frenagem autônoma emergencial
Alerta de mudança de faixa com correção ativa do volante
Controle de cruzeiro
Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
Câmera de ré
Freio de estacionamento eletrônico
Auto Hold
Assistente de partida em rampas
Quadro de instrumentos digital de 7” com monitoramento de pressão do turbo
Start-stop
Central multimídia UConnect de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
Fiat Connect Me com comandos e consultas remotas via celular, Alexa ou Google Assistant
Wi-Fi a bordo (pago à parte)
Carregador de celular por indução
Volante multifuncional revestido em couro com ajuste manual de altura e profundidade
Paddle shifters para troca sequencial de marchas
Forro de teto escurecido na cabine
Bancos revestidos em couro sintético
Bancos dianteiros com regulagem manual de altura
Vidros elétricos com antiesmagamento e um-toque
Retrovisores externos elétricos
Retrovisor interno eletrocrômico
Monitoramento de pressão dos pneus
Ar-condicionado automático digital com difusores traseiros
Vale a pena comprar o Fiat Fasbatck Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth 2023?
O Fiat Fastback Limited Edition é tabelado em R$ 158.490, enquanto a versão Impetus, mais cara com o motor 1.0, custa R$ 145.490. E, além das diferenças estéticas, ambos possuem a mesma lista de equipamentos, sendo o motor o grande diferencial.
Os dois modelos possuem ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, chave presencial com partida remota, vidros elétricos nas quatro portas, volante com ajuste de altura e profundidade, faróis e lanternas full-LED, direção elétrica, retrovisor eletrocrômico e bancos revestidos em couro.
Dessa maneira, acreditamos que faz mais sentido levar para casa a versão Impetus. O condutor dificilmente sentirá falta de força, apesar da diferença de potência, e ainda economizará um bom dinheiro e levará a mesma lista de equipamentos para casa.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.