Volkswagen encerra a produção do Fusca
A Volkswagen produziu a última unidade do Fusca (Beetle) nesta quarta-feira (10), na fábrica localizada em Puebla no México. A montadora alemã já tinha informado que o encerramento oficial da produção do modelo aconteceria em 2019. Hoje, por volta das 14h a marca fez um post através de sua conta no Twitter com a foto da última unidade do carro produzida e com a legenda: “Obrigada Fusca”.
O momento é histórico para o mundo automotivo, o Fusca se tornou conhecido nos mais diversos lugares do mundo e já está eternizado na memória de todos que o conheceram. Para relembrar um pouco da sua história, confira 10 curiosidades do automóvel que há 8 décadas vem conquistando corações em todos os lugares do mundo.
10 Curiosidades sobre o Volkswagen Fusca
1. O Fusca foi encomendado em 1934 a pedido de Adolf Hitler (1889-1945). O primeiro desenho do modelo foi feito em 1935, porém passou ainda por algumas alterações estéticas em 1936 e só começou a ser produzido em 1938.
2. O modelo foi desenhado por pai e filho, os responsáveis por dar forma ao projeto atendiam pelo nome de Ferdinand Anton Ernst Porsche. Na época, o pai era dono de um estúdio de design de automóveis e o filho já havia criado a marca de esportivos Porsche, batizada com o sobrenome da família.
3. Dentre as exigências feitas por Adolf Hitler ao encomendar o Fusca estavam: refrigeração a ar (com o frio da Alemanha e com o fato de muitos carros ficarem na rua a água do radiador acabava congelando), ter lugar para 2 adultos e 3 crianças, ser econômico no consumo de combustível e ter um valor baixo de venda.
4. O Fusca ficou conhecido como o carro do povo alemão e também como besouro.
5. O Fusca é um dos carros mais vendidos do mundo, com mais 20 milhões de unidades comercializadas ao longo de toda a sua história.
6. O modelo manteve o posto de carro mais vendido do Brasil por 24 anos.
7. O nome Fusca foi uma adaptação que o brasileiro criou para a forma como os alemães pronunciavam Volkswagen. Na pronúncia em alemão fica algo parecido com Fôlksváguên, ao falar devagar é possível encontrar alguma semelhança sonora, porém o nome passou por algumas variações até viralizar como Fusca.
8. O modelo já teve sua produção encerrada 4 vezes, em 1986, em 1996 (porém, permaneceu em produção somente no México até 2003), novamente em 2010 e agora em 2019.
9. A primeira versão do Fusca contava com motor 1.2 de apenas 36 cavalos. Já na edição final a Volkswagen mostrou a evolução do modelo que atravessou o século. A última versão ganhou motor 2.0 de 175 cavalos.
10. A última unidade do Fusca foi fabricada nesta quarta-feira (10) e não será vendida, pois ficará exposta no museu da Volkswagen em Puebla no México.
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.