Transferência de veículo online já é realidade. Veja como fazer pelo app
O processo de transferência de veículo online poderá ser feito totalmente online de pessoa física para pessoa física, conforme informações do site do Detran.
Desde março, é possível transferir digitalmente, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, todos os carros registrados a partir do dia 4 de janeiro de 2021.
A Assinatura Eletrônica Avançada havia sido disponibilizada em setembro de 2021, mas era liberada apenas para as vendas de veículos feitas por pessoas físicas a estabelecimentos integrados ao Renave.
Depois da CNH digital e do CRLV-e (Registro de Veículo) eletrônico, já estava na hora de acabar com a burocracia de reconhecer firma ou ir até o Detran (Departamento de Trânsito) para realizar uma transferência veicular.
Com a assinatura digital disponibilizada no aplicativo, será possível fazer a transferência do veículo gratuitamente e no próprio celular.
Leia também: Calendário IPVA 2022: prazos, descontos e parcelamento no seu Estado
Pré-requisitos para a transferência online
O processo todo é bem simplificado, mas ligeiramente diferente para pessoa física e pessoa jurídica.
Antes de qualquer coisa, o comprador e o vendedor devem ter o login na plataforma gov.br qualificado como Prata ou Ouro. Saiba como obtê-lo no site do Ministério da Fazenda.
Também é necessário ter o documento digital do veículo já disponibilizado para carros saídos de fábrica ou transferidos a partir do dia 4 de janeiro de 2021.
Leia também: Licenciamento do carro: entenda as mudanças de calendário em 2022
Como transferir o veículo digital pelo APP – Pessoa Física
Passo 1 - Login: crie seu cadastro no site do Governo Federal e faça as validações para obter o login Prata ou Ouro.
Passo 2 - Instale o aplicativo: comprador e vendedor devem realizar o cadastro no aplicativo Carteira Digital de Trânsito para utilizarem a assinatura eletrônica.
Passo 3 - Transferência de veículo: o vendedor deve clicar em transferência do veículo e informar o CPF do comprador.
Passo 4 - Assinatura digital: para dispensar o reconhecimento de firma em cartório, o vendedor deve assinar eletronicamente a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e).
Passo 5 - Conclusão: o comprador irá receber a notificação no aplicativo e deverá repetir o processo, em seguida a autorização será enviada automaticamente para o site do Governo Federal.
Passo 6 - Vistoria: por último, basta levar o veículo para realizar a vistoria no Detran local para a transferência ser efetivada.
Leia também: Carros elétricos e híbridos terão desconto no IPVA na cidade de São Paulo
Como fazer a transferência online – Pessoa Jurídica
No caso da pessoa jurídica o processo não ocorre 100% online.
Passo 1 - Agendamento: Agende um horário em uma unidade de atendimento do Detran.
Passo 2 - Documentos: Leve a documentação necessária, além de documentos pessoais é necessário levar documentos que representam o CNPJ.
Passo 3 - Débitos: Verifique os débitos do veículo e se necessário faça o pagamento.
Passo 4 - Vistoria: Realize a vistoria do veículo no Detran local para a transferência ser efetivada.
Transferência de propriedade
Passo 1 - C0nferência: Confira no Detran do seu Estado a existência de eventuais débitos, caso necessário faça o pagamento.
Passo 2 - Comunicação: Faça a comunicação de venda em cartório com reconhecimento de firma do vendedor e comprador
Passo 3 - Vistoria: Vá com seu veículo a uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV), importante ressaltar que o laudo da vistoria tem validade estadual.
Passo 3 - Digitalização: Por meio de foto ou escaneamento, digitalize todos os documentos necessários com todos os campos legíveis. Para a conclusão de transferência é necessário a entrega de documento original com firma reconhecida em uma unidade de atendimento.
Passo 4 - Envio: Envie todos os documentos na aba de solicitação de transferência de propriedade e acompanhe o andamento do processo na aba “Acompanhamento de Transferência de Veículo”. Estando correta será confirmada a transferência e informado o código de segurança CRV para a impressão do Licenciamento pelo portal de serviços da Senatran e download no aplicativo "Carteira Digital de Trânsito - CDT"
Passo 5 - Aguarde: 3 dias após cumprir todas as etapas do processo o CRLV-e estará disponível para download e impressão.
Passo 6 - Emplacamento: Após a confirmação da transferência realize o emplacamento em uma empresa credenciada pelo Detran. Caso a transferência seja entre o mesmo município a troca de placa só é necessário se a placa do veículo não estiver no modelo Mercosul.
Transferência de localidade
Passo 1 - C0nferência: Confira no Detran do seu Estado a existência de eventuais débitos, caso necessário faça o pagamento.
Passo 2 - Vistoria: Vá com seu veículo a uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV), importante ressaltar que o laudo da vistoria tem validade estadual.
Passo 3 - Digitalização: Por meio de foto ou escaneamento, digitalize todos os documentos necessários. Cada arquivo não pode ultrapassar 1,2 MB e todos juntos não podem ultrapassar 15MB. Caso o veículo tenha CRV impresso em papel moeda, a entrega deste documento em uma unidade de atendimento é obrigatória.
Passo 4 - Envio: Envie todos os documentos na aba de solicitação de transferência de localidade e acompanhe o andamento do processo na aba “Acompanhamento de Transferência de Veículo”.
Passo 5 - Aguarde: 3 dias após cumprir todas as etapas do processo o CRLV-e estará disponível para download e impressão.
Passo 6 - Emplacamento: Após a confirmação da transferência realize o emplacamento em uma empresa credenciada pelo Detran.
H2 – Como fazer a solicitação da ATPV-e?
Passo 1 - Login: Crie seu cadastro no site do Detran ou apenas faça Login se já tiver uma conta
Passo 2 - Dados: Depois, o vendedor deve indicar a intenção de venda, preenchendo os dados do comprador, fazendo isso o ATPV-e estará disponível para impressão
Passo 3 - Impressão: Logo após isso, imprima o ATPV-e em uma folha sulfite branca A4, sem nenhuma mancha, timbre ou marca d’água
Passo 4 - Cartório: Depois de impresso, o comprador e o vendedor devem assinar o documento e levar para cartório, afim de ser feita a autenticidade da comunicação de venda do veículo
Passo 5 - Procedimento padrão: Após a comunicação de venda em cartório, cabe ao comprador dar continuidade ao procedimento normal de transferência.
Você também pode se interessar por:
Como o disparo do preço dos carros afeta o valor do seu IPVA
Multas de trânsito: valores, tipos, gravidade e quais suspendem a CNH
Multa de trânsito: como indicar motorista infrator pela internet
Digital, documento do carro não chegará mais na sua casa. Como proceder?
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.