Renault Kwid 2023: as diferenças entre as 3 versões em 24 fotos
O Renault Kwid 2023 está de cara nova, com gama de versões menor e lista de equipamentos e motor atualizados.
A marca francesa apresentou todos os detalhes do SUV dos compactos na última quinta-feira (20). O subcompacto renovado mantém o status de carro zero-quilômetro mais barato no país e quer recuperar fôlego na briga por uma posição entre os mais vendidos do mercado.
A linha 2023 terá três versões: Zen, Intense e Outsider. A antiga configuração de entrada, Life, foi descontinuada. Segundo a fabricante, havia pouca demanda em relação a ela. Com isso, os preços ficaram concentrados em uma faixa entre R$ 60.000 e R$ 70.000.
Confira a lista completa de versões e valores, lembrando que eles ficam maiores no Estado de SP, devido à alíquota de ICMS lá cobrada.
Kwid Zen 2023: R$ 59.890
Kwid Intense 2023: R$ 64.190
Kwid Outsider 2023: R$ 67.690
Todas as opções continuam equipadas com o motor 1.0 SCe flex, recalibrado para entregar 68/71 cv (gasolina/etanol). Foram 2 cv de ganho em potência com gasolina e 1 cv com etanol. O torque é de 9,4/10 kgfm: segue igual com o combustível de origem mineral, mas cresceu 0,2 kgfm com o vegetal.
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Essas mudanças foram possíveis graças a ajustes na calibração da ECU (central eletrônica) e no sensor de fase do comando de válvulas, embora este continue com gerenciamento simples, sem variação como nos primos Sandero e Logan.
O novo Kwid ainda ganhou uma nova relação de diferencial. Na prática, ficou um pouco mais alongada e deixou o carro mais econômico, assim como a aplicação do sistema start-stop. Já a relação de marchas do câmbio manual com cinco velocidades foi mantida.
A Mobiauto já publicou em outro artigo todos os itens de série por versão do Kwid 2023, e você pode conferir a avaliação completa da configuração Outsider aqui para tirar todas as dúvidas. Agora, mostramos todos os detalhes de cada uma das três versões em fotos. Veja:
Renault Kwid Zen
O Kwid ganhou um tapa no visual. As novidades estão concentradas na dianteira, com conjunto óptico dividido em dois níveis, luzes de condução diurna de LED alinhadas à grade e faróis alojados no pára-choque.
Na traseira, a versão Zen praticamente não traz novidades, com exceção ao novo para-choque com refletores integrados. As lanternas com guias de LED estão disponíveis apenas a partir da Intense. Nem mesmo a tampa do porta-malas mudou, seguindo com abertura somente por chave na versão de entrada.
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As rodas de 14 polegadas são de aço e têm calotas integradas.
Por dentro, a Renault manteve o painel simples, mas deu ao veículo novos mostradores de LED no cluster. Além disso, o Kwid oferece ar-condicionado desde a versão de entrada.
Para facilitar as manobras no dia a dia, o SUV dos compactos conta com direção elétrica. E, para maior comodidade, oferece travas elétricas nas quatro portas e vidros elétricos nas dianteiras.
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As principais novidades da linha 2023, além de visual e motor, vão para os sistemas start-stop, que já havíamos mencionado, monitoramento de pressão dos pneus e assistente de partida em rampa, que vêm de série já nesta versão.
Entre os itens de segurança, a versão Zen conta com aviso de cinto não afivelado em todas as posições, quatro airbags (frontais e laterais) e controle eletrônico de estabilidade. Para quem gosta de música, o novo Kwid Zen já vem de série com rádio Bluetooth, mas não integra central multimídia.
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Renault Kwid Intense
A opção intermediária do Kwid 2023, Intense, incorpora todos os equipamentos da versão anterior, mas acrescenta alguns outros mimos.
Por fora, o Kwid fica mais bonito com as maçanetas pintadas na cor da carroceria e os retrovisores com acabamento em preto brilhante.
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As rodas ainda são de aço, mas as calotas são do tipo “supercalotas” e bicolores, que deixam o visual mais sofisticado e são capazes de enganar muita gente que enxerga ali um conjunto de liga leve.
Falando nelas, as rodas de alumínio de 14 polegadas com acabamento bicolor diamantado vêm num pacote opcional chamado Bíton, de R$ 2.500, junto com a pintura do teto bicolor em preto brilhante.
Nesta versão, as lanternas traseiras ganham assinatura de LED, embora o restante da iluminação continue sendo por lâmpadas de filamento.
A chave é do tipo canivete e a abertura do porta-malas pode ser feita por um botão nela ou através de outro botão localizado dentro da cabine, à esquerda da coluna de direção.
Por dentro, a versão Intense agrega ainda computador de bordo e a central multimídia Media Evolution, de 8 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay via cabo, uma entrada USB-A e outra Auxiliar, função “econômetro” e aviso de temperatura externa.
O acabamento é um pouco mais elaborado, misturando tecido com faixas em couro sintético e elementos na cor azul, incluindo costuras.
O mesmo padrão segue no banco traseiro. Apesar de a versão Intense ser mais cara, não há qualquer tipo de saída de ar, alça de teto, iluminação auxiliar ou tomada USB na fileira traseira. Os vidros são abertos apenas pela manivela.
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Renault Kwid Outsider
A opção mais equipada, Outsider, se destaca pelo apelo visual. Ela tem todos os itens já listados nas versões Zen e Intense, e acrescenta detalhes exclusivos.
Com pegada mais aventureira, a configuração conta com molduras de proteção lateral e barras longitudinais no teto em preto fosco.
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Além disso, tem detalhes do acabamento externo na cor verde Citron. A mesma tonalidade é usada no revestimento dos bancos, para deixar ornar com o logotipo da versão.
Por fim, o interior ganha detalhes em cinza Cassiopée, para ficar mais sofisticado e se diferenciar das demais versões.
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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.