Qual SUV comprar entre R$ 70 e 80 mil? Veja 10 boas opções
Os SUVs são cada vez mais desejados pelos consumidores brasileiros, tanto que ficaram atrás apenas dos hatches no ranking de emplacamentos do acumulado de 2020 da Fenabrave (federação nacional dos concessionários).
Eles só não vendem melhor por conta do valor, bem mais alto que o de um hatch compacto. Atualmente, inclusive, tem sido difícil encontrar qualquer SUV zero-quilômetro abaixo de R$ 90 mil ou até R$ 100 mil.
Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe
Pensando nisso, estabelecemos a faixa entre R$ 70 mil e 80 mil para garimpar os SUVs seminovos que mais valem a pena por esse valor. É uma lista para agradar a todos os gostos.
Por isso, incluímos opções mais urbanas, feitas para encarar o trânsito cotidiano sem perrengues, incluindo subidas mais íngremes ou vias cheias de irregularidades ou valetas, ou mesmo SUVs mais parrudos para um pouco de diversão e aventura em trilhas off-road mais emocionantes.
Em comum entre todos eles, a posição mais elevada de dirigir e bom vão livre do solo, predicados que tanto têm agradado os brasileiros. Sem mais enrolação, vamos à lista. Confira e conte qual desses modelos você teria na garagem, ou deixe uma sugestão de SUV que não tenhamos mencionado.
10 SUVs entre R$ 70 e R$ 80 mil que são verdadeiros achados**
*Os valores foram retirados na Tabela Fipe Mobiauto
* A lista está organizada do menor para o maior valor
1. Hyundai Creta Pulse 1.6 Automático 2017
Preço: R$ 71.342
Desempenho: 123/130 cv e 16/16,5 kgfm (gasolina/etanol) / 0 a 100 km/h em 12 segundos / Velocidade máxima de 172 km/h
Consumo: 7,1 km/litro na cidade e 8,2 km/litro na estrada (etanol) / 10,1 km/litro na cidade e 11,3 km/litro na estrada (gasolina)
Porta-malas: 431 litros
Itens de série de destaque: assistente de partida em rampa, faróis de neblina, sensores de estacionamento traseiro e start-stop
Lançado no Brasil em 2017, o Hyundai Creta encantou o público pelo seu design atraente, e com a robustez esperada de um SUV. Além disso, tem se mostrado um modelo mecanicamente muito confiável ao longo dos anos.
Confira: Avaliação Hyundai Creta Pulse Plus
Nesta configuração, é o típico “SUV urbano”, pois tem uma performance muito melhor na cidade. Na estrada, o modelo mostra algumas limitações de desempenho. Já um terreno off-road mais pesado, para ele, nem pensar.
O consumo é outro ponto que não agrada tanto. Mesmo sendo um utilitário esportivo compacto, poderia ser menos “gastão”. O espaço interno é bom, mas não excepcional, e o volume do porta-malas fica entre um hatch e um sedan.
2. Suzuki Vitara 1.6 4All Automático 2018
Preço: R$ 71.838
Desempenho: 126 cv e 16,7 kgfm (só a gasolina) / 0 a 100 km/h em 12,5 segundos / Velocidade máxima de 180 km/h
Consumo: 11,6 km/litro na cidade e 13,2 km/litro na estrada
Porta-malas: 375 litros
Itens de série de destaque: assistente de partida em rampa, faróis com regulagem de altura, limitador de velocidade, troca de marchas no volante e start-stop
Do grupo do SUVs mansos, o Suzuki Vitara é umas opções de menor valor dessa lista. Com estética agradável, o modelo não tem tanta aderência como outros SUVs aqui citados, mas tem boa fama de ser um modelo com excelente qualidade.
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Assim como o Creta, oferece um desempenho mais adequado para uso na cidade, mas com consumo bem mais moderado. Como pontos contra estão a menor liquidez na revenda e o fato de a rede da Suzuki não ser tão grande no país.
E não vá confundi-lo com um Jimny ou com o antigo Vitara 4x4: o ambiente das trilhas não é seu habitat.
3. Ford EcoSport Titanium 2.0 Automático Flex 2019
Preço: R$ 73.857
Desempenho: 170/176 cv e 20,6/22,5 kgfm (gasolina/etanol) / 0 a 100 km/h em 9,5 segundos / Velocidade máxima de 180 km/h
Consumo: 6,1 km/litro na cidade e 8,3 km/litro na estrada (etanol) / 8,8 km/litro na cidade e 12 km/litro na estrada (gasolina)
Porta-malas: 356 litros
Itens de série de destaque: seis airbags, câmera de ré, faróis de neblina, sensores de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa, alerta de ponto cego, limitador de velocidade, faróis com acendimento automático, troca de marcha no volante, chave presencial e teto solar
O Ford EcoSport não tem sido um dos SUVs mais aclamados do momento, tanto pelo espaço interno acanhado quanto pelo visual superado, mas, principalmente, porque está saindo de linha, o que pode gerar insegurança em relação a pós-venda e revenda.
Em compensação, o modelo tem muitos pontos fortes, principalmente na versão topo de linha, que possui uma lista de itens de série generosa e inclui até teto solar. Outra vantagem é o valor, afinal, um SUV 2019 completo em equipamentos e potente por R$ 73 mil é um baita achado. Eis aí uma vantagem de sua desvalorização...
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O motor de 176 cv também conta em favor do EcoSport: tanto na cidade quanto na estrada o modelo mostra fôlego de sobra e boa diversão ao volante. Uma pena que o consumo é frustrante, a ponto de receber nota E no ranking geral do Inmetro.
4. Honda HR-V EXL CVT 1.8 I-VTEC FlexOne 2016
Preço: R$ 74.000
Desempenho: 139/140 cv e 17,3/17,4 kgfm (gasolina/etanol) / 0 a 100 km/h em 11,2 segundos / Velocidade máxima de 175 km/h
Consumo: 7,1 km/litro na cidade e 8,5 km/litro na estrada (etanol) / 10,5 km/litro na cidade e 12,1 km/litro na estrada
Porta-malas: 437 litros
Itens de série de destaque: assistente de partida em rampa, câmera de ré, faróis de neblina, assistente de partida em rampa, trocas de marcha no volante e freio de estacionamento elétrico
Os modelos da Honda, assim como da Toyota, fidelizam cada vez mais consumidores pela qualidade dos produtos e confiabilidade da marca. No caso do HR-V, a estética foi outro ponto que contou a favor do SUV, que chegou a ser o SUV mais vendido no país em seus primeiros anos de mercado.
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Na versão EXL, o modelo ainda tem itens de série interessantes, que trazem mais conforto e prazer ao dirigir. O desempenho é um dos pontos fortes do SUV da Honda, pois lhe proporciona boa performance também na estrada.
De novo fica faltando apenas uma maior capacidade off-road, pois o modelo não tem os sistemas necessários para superar alguns obstáculos. O consumo também é de se elogiar, afinal foi classificado como nota A pelo Inmetro na Comparação Relativa da Categoria.
5. Volkswagen Tiguan 2.0 TSI 4WD 2015
Preço: R$ 74.325
Desempenho: 200 cv e 28,5 kgfm (só a gasolina) / 0 a 100 km/h em 8,5 segundos / Velocidade máxima de 207 km/h
Consumo: 6,8 km/litro na cidade e 9 km/litro na estrada
Porta-malas: 470 litros
Itens de série de destaque: assistente de partida em rampa, indicador de fadiga, seis airbags, faróis de neblina, sensores de estacionamento traseiro e freios de estacionamento elétrico
O Volkswagen Tiguan é dos candidatos a preferido dessa lista. Entre os dez, é o SUV mais potente, com nada menos nada mais que 200 cv, que lhe permitem ir de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.
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Uma performance de tirar o fôlego ofertada por R$ 74 mil. Porém, é mais um carro cujo tanque de combustível cobra caro pelo desempenho.
Por dentro, o modelo é espaçoso e confortável para cinco passageiros. O porta-malas também é bom para a categoria e a lista de itens de série, honesta para um veículo ano-modelo 2015. E com a fama de solidez mecânica da Volkswagen, não é difícil ficar balançado pelo modelo.
Veja ofertas do Volkswagen Tiguan
6. Suzuki S-Cross 1.4 Automático Boosterjet 4Style 2017
Preço: R$ 79.047
Desempenho: 146 cv e 23,5 kgfm (só a gasolina) / 0 a 100 km/h em 9,5 segundos / Velocidade máxima de 200 km/h
Consumo: 12,2 km/litro na cidade e 14 km/litro na estrada
Porta-malas: 440 litros
Itens de série de destaque: câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis de neblina, seis airbags, ar-condicionado dual zone, limitador de velocidade, chave presencial e star-stop.
O Suzuki S-Cross é um dos SUVs dessa lista que têm o melhor custo-benefício. Além de ter uma estética agradável aos olhos, traz uma boa lista de itens de série, verdadeiro diferenciais para um SUV seminovo nessa faixa de preço.
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Mas o ponto alto mesmo é o desempenho. São quase 24 kgfm de torque em um utilitário esportivo compacto. Os 9,5 segundos que o modelo leva para ir de 0 a 100 km/h resumem bem a agilidade do modelo. E com consumo digno de hatch compacto.
Apesar de os modelos da Suzuki não terem tanta aderência como os Honda e Toyota, são produtos que costumam ter boa qualidade e confiabilidade. Para agradar ainda mais, o espaço interno é muito bem acertado, mesmo sem o modelo ter medidas tão generosas.
Veja ofertas do Suzuki S-Cross
7. Volkswagen T-Cross 200 TSI Manual (Flex) 2020
Preço: R$ 79.642
Desempenho: 116/128 cv e 20,4 kgfm (gasolina/etanol) / 0 a 100 km/h em 10 segundos / Velocidade máxima de 189 km/h
Consumo: 8,5 km/litro na cidade e 10,1 km/litro na estrada (etanol) / 12,1 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada (gasolina)
Porta-malas: 373 litros
Itens de série de destaque: seis airbags, faróis de neblina, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiros e faróis com acendimento automático.
Lançado em 2019, e com uma versão do ano 2020 por menos de R$ 80 mil, o VW T-Cross não poderia faltar nessa lista. Mesmo que para isso seja o único com câmbio manual.
Mesmo não oferecendo o conforto de um SUV automático, que está cada vez mais em alta, o manual tem lá suas vantagens: o consumo de combustível mais comedido, o desempenho ligeiramente mais ágil e o menor custo de manutenção da caixa.
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O T-Cross é mais um modelo que mostra o quanto os SUVs vêm ganhando pontos pelo design. Ele parece um carro maior e mais caro do que de fato é. Além disso, a Volkswagen é uma das marcas mais aclamadas pelo consumidor brasileiro, devido a um conjunto mecânico que se destaca entre as marcas generalistas.
O motor turbo e a boa aerodinâmica da carroceria (para os padrões de um SUV) permitem que o T-Cross vá de 0 a 100 km/h em exatos 10 segundos, tempo considerado muito bom para a categoria. O consumo é outra baita vantagem do SUV da VW.
Veja ofertas do Volkswagen T-Cross
8. Honda WR-V EXL 1.5 CVT (Flex) 2019
Preço: R$ 80.050
Desempenho: 115/116 cv e 15,2/15,3 kgfm (gasolina/etanol) / 0 a 100 km/h em 12,3 segundos / Velocidade máxima de 168 km/h
Consumo: 8,1 km/litro na cidade e 8,8 km/litro na estrada (etanol) / 11,7 km/litro na cidade e 12,4 km/litro na estrada
Porta-malas: 363 litros
Itens de série de destaque: seis airbags, faróis de neblina, câmera de ré e controle automático de velocidade
O Honda WR-V é um dos SUVs que agradam muito o público feminino, assim como o monovolume Honda Fit, do qual ele deriva. Afinal, tem posição de dirigir mais alta, boa visibilidade, espaço interno muito bem aproveitado, bancos modulares e porte compacto, facilitando as manobras.
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O fato de ser um modelo da Honda é outro fator que faz somar muitos pontos, devido à confiabilidade e a quase inexistente necessidade de ter que se preocupar com reparos mecânicos. Faltam equipamentos, pois nem controle de estabilidade o modelo traz de fábrica neste ano-modelo.
Quanto à performance, o WR-V dá conta do recado sem sufoco. Não é tão ágil quanto a maioria dos modelos da lista, mas tem fôlego necessário para o cotidiano urbano. Já na estrada é possível perceber bem claramente os seus limites. O consumo é mediano.
9. Jeep Renegade Sport 2.0 TDI Automático 4x4 2016 Diesel
Preço: R$ 80.103
Desempenho: 170 cv e 35,7 kgfm (diesel) / 0 a 100 km/h em 9,9 segundos / Velocidade máxima de 190 km/h
Consumo: 9,4 km/litro na cidade e 11,5 km/litro na estrada
Porta-malas: 260 litros
Itens de série de destaque: faróis com regulagem de altura, sensores de estacionamento traseiro, faróis de neblina, controle automático de descida, assistente de partida em rampa e limitador de velocidade.
Queridinho dos brasileiros, o Jeep Renegade está há alguns anos entre os SUVs mais vendidos no país. O visual despojado, que remete aos jipes quadrados dos anos 50, foi um dos principais responsáveis por cativar o público.
Claro que o status de ter um carro da marca Jeep, mesmo que de entrada, também despertou o desejo de quem está em busca de um SUV. Mesmo que para isso seja preciso apelar às versões com o fraco e obsoleto motor 1.8 E-torQ.
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Já as versões equipadas com motor 2.0 a diesel oferecem bom desempenho e um toque de emoção ao volante. A tração 4x4 mexe com o coração de qualquer apaixonado por encarar boas aventuras e trilhas de carro.
Porém, mesmo sendo um dos modelos mais potentes e o com mais torque da lista, o Renegade não é tão ágil no 0 a 100 km/h, pois seu peso e aerodinâmica não são quesitos favoráveis a ele.
Além disso, é preciso avaliar o espaço interno: é um bom carro para casais com filhos pequenos, mas para uma família maior ou com adolescentes o espaço é limitado e o porta-malas pode gerar boa briga entre irmãos.
Já em consumo, quem sente a dor é o dono, pois o Renegade 2.0 tem boa performance, mas o tanque de combustível cobra caro por isso. Sorte que o preço do diesel não está tão estratosférico quanto o da gasolina...
10. Toyota RAV4 2.0 CVT 2015
Preço: R$ 81.541
Desempenho: 145 cv e 19,1 kgfm (só a gasolina) / 0 a 100 km/h em 12,6 segundos / velocidade máxima de 170 km/h
Consumo: 9,5 km/litro na cidade e 10,9 km/litro na estrada (gasolina)
Porta-malas: 547 litros
Itens de série de destaque: seis airbags, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro, ar-condicionado dual zone e controle automático de velocidade.
O valor extrapolou um pouquinho o teto, mas nada que não dê para negociar com o vendedor. Ocorre que esse modelo não poderia ficar de fora. Afinal, o Toyota RAV4 é um utilitário esportivo médio.
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O espaço interno é de “esparramar as pernas” e o modelo ainda tem um bom desempenho. No entanto, é mais forte do que ágil, o que significa que é preciso esperar um “tiquinho” mais para o SUV de marca japonesa pegar o embalo. Depois, é só curtir viagem que ele tem fôlego de sobra.
O consumo é um ponto muito interessante desse SUV, pois 9,5 km/l na cidade para um veículo desse porte pode ser considerado um número muito bom. Tanto que o Inmetro avaliou o RAV4 com nota ‘A’ na Classificação Relativa da Categoria.
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.