O que é CRV e CRLV?
Ter um carro requer cuidado, não só com o próprio veículo, mas também com sua documentação. É comum haver a confusão entre o Certificado do Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Ambos são sempre mencionados quando o assunto é “documento do carro”, mas são diferentes e é importante saber o que é cada um deles.
O que é CRV
Começando pelo CRV, como a própria sigla desmistificada diz é o Certificado de Registro do Veículo, basicamente um CPF para o carro. Ele garante que aquele veículo em específico está registrado nos órgãos de trânsito. É um documento que não tem prazo de validade, e é importante o proprietário do veículo tê-lo guardado sempre.
Você também pode se interessar por:
- Quando usar farol alto, baixo e de neblina
- Qual a multa por andar sem placa no carro?
- Dirigir sem habilitação: o valor da multa para quem é pego sem CNH
- Direção defensiva: o que é e como conduzir de forma mais segura
Ele é quem carrega anexado o campo de preenchido para transferência do veículo, o ATPV (Autorização para Transferência de Propriedade Veicular), conhecido popularmente como o recibo de comprar e venda. Ou seja, para regularizar a venda do veículo e o registro dele no nome do novo comprador, você precisa ter o ATPV em mãos. Então, guarde-o.
O que é CRLV
Como as nomenclaturas são parecidas, é comum a confusão. No entanto, vale lembrar que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é um complemento da documentação explicada acima. Este é o documento que será cobrado em uma blitz, por exemplo, para averiguação da regularidade do veículo.
O CRLV tem prazo de validade e tem de ser pago todos os anos. Além disso, é importante tê-lo em mãos sempre que estiver dirigindo, seja de forma física com papel impresso ou digital, com o e-CRLV.
Não portar o certificado de licenciamento pode acarretar multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por ser uma infração gravíssima.
Como ter o CRLV no celular
O CRV ainda não foi digitalizado, mas é possível ter o e-CRLV no celular para aqueles que não gostam de carregar papéis ou deixar esse documento no veículo. Para baixar o certificado de licenciamento eletrônico, o Ministério de Transportes estipulou um passo a passo usando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que está disponível tanto para sistemas Android quanto iOS. Confira:
Passo a passo para pessoa física:
- Baixe em seu aparelho celular o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível gratuitamente na Google Play e App Store;
- Clique em "entrar com gov.br" e efetue o cadastro;
- Na tela inicial do aplicativo;
- Clique em “Veículos”;
- Em seguida, clique em “Toque aqui para adicionar um CRLV”;
- Digite o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam);
- Digite o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV)*
Passo a passo para pessoa jurídica
- Acesse o Portal de Serviços do Denatran;
- Clique em "Entrar com gov.br", depois selecione “Certificado digital”;
- Na tela inicial clique em “Meus Veículos”;
- Na sequência será exibido os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;
- Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos “pdf” ou “p7s”;
- O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4;
Imagens: reprodução/ Rafa Press/ Shutterstock