Novo Volkswagen Gol SUV é flagrado em carroceria final
Um dos lançamentos mais esperados para o Brasil, o novo SUV da Volkswagen terá seu porte e parte de seu design revelados por meio da Skoda, divisão tcheca do grupo VW que será responsável por lançar o novo SUV compacto da empresa. Sua estreia no Brasil deverá ficar para 2025 e, talvez, possa resgatar o icônico nome Gol, mas o mais interessante é que agora temos o A0 SUV em sua carroceria final.
A imagem de abre desta matéria pertence a um flagra publicado em primeira mão pelo site Autocar India, que mostra o novo SUV compacto da Skoda totalmente adesivado com os tradicionais gráficos em preto e branco. É a primeira vez que o novo SUV da VW dá as caras e indica que seu desenvolvimento está acelerado.
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A foto revela o novo SUV compacto com capô relativamente longo para seu tamanho, mas com uma altura considerável (estilo Fiat Pulse) e faróis que parecem ser divididos e duas fileiras, algo que deverá ser exclusivo do modelo da Skoda. Para o Brasil, teremos a linguagem VW provavelmente com faróis convencionais e afilados.
Numa análise mais atenta desta foto podemos notar que as colunas A e as portas dianteira parecem aproveitadas da família Polo/Nivus/Virtus, enquanto a porta traseira parece ter vindo diretamente do T-Cross – repare na vigia e no recorte final da janela por ali, formato praticamente idêntico ao do irmão maior. As portas terão uma grande área e os balanços são bem curtos, principalmente o traseiro.
Porte de Fiat Pulse e Renault Kardian?
Isso nos levar a acreditar que de fato o novo SUV da VW poderá contar mesmo com no máximo 4 metros de comprimento. Essa medida limite, vale lembrar, é necessária para um carro na Índia ganhar mais incentivos fiscais e, assim, ter preço mais competitivo, ainda mais num segmento disputado como esse.
Ainda há muitas dúvidas, mas o porte do carro pelas imagens aparente ter um porte próximo ao de seus futuros rivais no Brasil, como o Fiat Pulse, que tem 4.099 mm de comprimento, 1.774 mm de largura, 1.579 mm de altura e 2.532 mm de entre-eixos. O Renault Kardian, por sua vez, tem 4.119 mm, 1.747 mm, 1.544 mm e 2.604 mm, respectivamente.
Segundo a publicação indiana, o novo SUV terá entre-eixos que não passará dos 2.556 mm, ou seja, mesma medida do VW Nivus e Polo vendidos no Brasil. Ambos são produzidos com base na plataforma MQB A0, mas somente o inédito SUV será feito sobre a variação MQB A0-IN, que atualmente já é utilizada por outro SUV da Skoda, o Kushaq.
O inédito SUV da Skoda (e da VW, que interessa para o Brasil) ficará posicionado logo abaixo deste, desta forma já podemos ter noção das medidas desse novo modelo que basicamente é a versão do A0 SUV (ou Gol SUV) para a marca Skoda.
Motor 1.0 turbo 170TSI
Vale lembrar que a marca tcheca confirmou que o novo SUV virá equipado com o motor 1.0 turbo a gasolina de três cilindros, que por lá vai entregar 116 cv de potência e 18,15 kgfm de torque.
Sim, é o famoso motor 1.0 TSI que no Brasil esteve debaixo do capô do Up!, e que rendia seus 105 cv e 16,8 kgfm de torque. Hoje tal propulsor (flex no país, bebendo etanol ou gasolina) alcança até 116 cv e os mesmos 16,8 kgfm, sem contar que está presente tanto no Polo quanto no Virtus. Oferecer o mesmo motor no inédito A0 SUV faz muito sentido, pois a marca otimizaria ainda mais os custos de produção.
A0 SUV bem equipado?
Com lançamento esperado somente para 2025, tanto o A0 SUV quanto o inédito SUV da Skoda que compartilharão muitos componentes entre si deverão ter bom pacote de equipamentos. No caso do modelo da marca tcheca, o diretor da marca Skoda, Petr Janeba, confirmou à Autocar India que itens como câmera 360 graus e pacote ADAS de assistência ao motorista farão parte do pacote. Será que o SUV do Gol virá equipado nesse nível? Vamos aguardar.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.