Fiat Strada: 7 inovações corajosas da picape além do motor turbo
A Fiat Strada 2024 terá como grande novidade a adição da configuração Turbo 200 à gama, aproveitando o motor 1.0 turbo flex de até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque de Pulse e Fastback, com câmbio CVT de sete marchas simuladas. Neste artigo, inclusive, você já pode ficar por dentro de todos os detalhes da versão Ultra em 37 fotos exclusivas.
Com isso, a Strada 2024 se tornará a primeira picape compacta no Brasil a adotar motorização turbo. Sabemos que Chevrolet Montana e Renault Oroch já fazem isso, mas ambas pertencem a um segmento superior, de caminhonetes compactas-médias ou intermediárias, derivadas de SUVs.
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Se considerarmos apenas picapes compactas de verdade, nascidas da costela de hatches compactos (no caso, o Mobi), a Strada será pioneira. Mais uma vez. Nossa reportagem lembra outras sete inovações da picape mais queridinha dos brasileiros.
Nem todas deram certo, claro, mas uma coisa não dá para negar: a Fiat não tem medo de arriscar com ela. Talvez esteja aí o segredo para ela ser líder de seu segmento há tanto tempo e, nos últimos anos, até do mercado brasileiro em geral. Confira:
1) Primeira picape compacta cabine estendida
Em 1999, a Fiat Strada se tornou a primeira picape pequena desenvolvida no mercado brasileiro com opção de cabine estendida. A solução ajudava a oferecer um espaço fechado para o armazenamento de cargas que não poderiam ficar expostas às intempéries do tempo.
2) Versão aventureira
Três anos mais tarde, aproveitando a primeira reestilização da Strada de geração 1, a Fiat resolveu fazer algo que parecia não ter sentido e tinha tudo para dar errado, mas no fim deu certo: colocou a Strada na família aventureira Adventure, com direito a vários penduricalhos estéticos.
3) Bloqueio de diferencial
Apesar de já ter sua versão aventureira muito bem consolidada, foi só em 2008 que a Strada ganharia um equipamento aparentemente inútil e fortuito, mas que tem sua serventia em off-roads leves e existe até hoje em seu portfólio, com evoluções: o bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro, chamado à época de Locker (hoje, de e-Locker ou TC+).
4) Primeira picape compacta cabine dupla
Também em 2008, aproveitando um novo facelift, a Fiat estreou na gama da Strada uma inédita configuração cabine dupla, algo até então impensável em se tratando de uma picape compacta. Obviamente, a capacidade de carga e o volume da caçamba diminuíam com a extensão da cabine, mas enfim passava a ser possível transportar a família inteira. Ou nem tanto, visto que ela era homologada para quatro e não cinco passageiros.
5) Primeira picape compacta com três portas
Agora que a Strada já tinha cabine dupla, faltava um acesso mais fácil à segunda fileira de assentos. A primeira tentativa disso ocorreu em 2013, com um inventivo sistema de terceira porta do tipo suicida. Aqui temos a lógica oposta: o projeto parecia genial e com tudo para dar certo, mas passou longe do sucesso esperado.
Por ser suicida, a terceira porta só abria quando a dianteira direta era aberta antes, e ainda continha embutidos tanto a coluna B quanto o cinto de segurança dianteiro do lado direito. Ou seja, seu manuseio não era muito prático.
6) Primeira picape compacta quatro-portas
Foi só na segunda geração da Strada, em 2019, usando agora a estrutura do Mobi no lugar do Palio, que a Fiat conseguiu encontrar uma solução para o acesso ao banco traseiro da Strada: um sistema convencional de quatro portas com abertura independente, como em qualquer outro carro de passeio.
Para isso, aproveitou as curtinhas portas laterais dianteiras do subcompacto a fim de criar espaço suficiente para aplicar as portas laterais traseiras. Também passou a homologar sua caminhonete compacta para cinco passageiros e unificou as configurações cabine simples e cabine estendida em uma única, chamada Cabine Plus - que na prática é cabine estendida.
7) Primeira picape compacta automática (de volume)
Ok, sabemos que este ponto é polêmico, visto que a Chevy 500 já possuía uma configuração automática de três marchas 34 anos antes, entre 1987 e 90. No entanto, este projeto foi tão fracassado que afugentou qualquer fabricante de tentar desenvolver uma picape compacta automática por muitos anos.
A própria Fiat tentou um simulacro de picape automática ao equipar a Strada com o câmbio automatizado monoembreagem Dualogic, ali entre o fim dos anos 2000 e começo da década de 2010, mas essa configuração tampouco pegou.
Foi só em 2021 que a Strada Automática veio para valer, aproveitando o trem de força 1.3 Firefly aspirado flex CVT do Pulse de entrada para se consolidar como a primeira picape nacional automática de volume.
Jornalista Automotivo