Exclusivo: VW Polo Track terá motor 1.0 de 86 cv e peças de Gol
Quem esperava que o VW Polo Track, inédita configuração basicona do Polo que manterá o visual atual para conviver com o hatch reestilizado a partir de 2022, tivesse qualquer tipo de atributo aventureiro já pode ir tirando o cavalinho da chuva.
Embora o sobrenome Track dê a entender que se trata de uma versão com rack de teto e protetores plásticos nas laterais e caixas de roda, nossas mais recentes apurações, em parceria com o canal @overboostbr, indicam que o Polo Track terá na verdade um pacote visual ainda mais simples que o do Polo 1.0 MPI vendido atualmente.
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O mais simples possível
De início, o projeto até previa a inserção de elementos aventureiros, mas por questões de custo a fabricante enxugou a maquiagem e deixará a carroceria do hatch a mais simples possível. A única alusão ao sobrenome estará em adesivos que devem ser aplicados nos cantos inferiores das portas laterais traseiras e no centro do porta-malas.
Na parte externa, a única novidade do Polo Track será a adoção do novo logotipo da VW. De resto, os traços serão idênticos aos do Polo MPI atual. Isso significa a presença de faróis e lanternas 100% halógenos, e a ausência de luzes diurnas de LED e faróis de neblina.
O acabamento em preto nas colunas B e C e nos contornos dos vidros deve persistir, mas as rodas serão de aço com calota, aro 14 polegadas, e até as maçanetas devem deixar de ser oferecidas na cor da carroceria. Com base nessas informações, o colega Renato Aspromonte preparou uma projeção indicando como será o visual do Polo Track.
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Por dentro, o compacto manterá o painel e o volante do Polo e do Gol atuais, praticamente sem receber estilizações com faixas em tom prata ou cromado. Até a manopla do câmbio manual de cinco marchas, toda em cinza fosco, deve vir do Gol, a fim de deixar o projeto mais barato.
Assim como no Polo MPI atual, o quadro de instrumentos deve ser analógico com um computador de bordo digital monocromático. O sistema de entretenimento de série deve ser o Media Plus, com rádio Bluetooth, MP3 e entradas USB, mas sem projeção de celulares. Uma central mais completa como a Discover Media talvez venha como opcional.
Travas e vidros elétricos com “um-toque” devem ser mantidos, assim como o controle eletrônico de estabilidade, mas os retrovisores externos tendem a continuar com ajuste manual, como acontece atualmente no Polo MPI.
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Acabamento interno deve seguir a linha do atual Polo MPI, mas com a manopla de câmbio do Gol
Motor levemente mais forte
A grande novidade estará na recalibração do motor 1.0 três-cilindros naturalmente aspirado 12V flex da família EA211, conhecido como MPI. Atualmente ele rende 75 cv com etanol e 84 cv com gasolina, mas está sendo recalibrado para entregar até 86 cv com o combustível de origem vegetal. Segundo nossos informantes, o Polo Track terá apenas esta motorização.
Em setembro do ano passado, a Mobiauto foi o primeiro site automotivo no Brasil e no mundo a revelar o projeto, confirmado em março deste ano durante a conferência anual dos conselheiros do grupo Volkswagen.
“O Polo Track será um produto de entrada para toda a região [da América do Sul], com potencial até de ser exportado”, disse na época Alexander Seitz, um dos membros do Conselho Administrativo Global da empresa.
O lançamento está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2022, logo depois da reestilização de meia vida do próprio Polo, adotando pelo menos parcialmente o desenho do novo Polo europeu. Ambos chegarão pouco depois de ser apresentado o novo Virtus, que terá visual exclusivo e herdará o conjunto óptico dianteiro do Nivus.
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E o que acontece com o Gol?
Essa é a pergunta de R$ 1 milhão. Se o Up! já foi tirado de linha em abril, o Fox terá sua produção encerrada até dezembro. Isso porque, para atender as normas do Proconve L7, a VW não venderá mais carros com o velho propulsor 1.6 8V da família EA111 a partir de 2022.
Gol e Voyage, no entanto, podem ter sobrevida por mais um ou até dois anos, visto que a legislação que obriga o uso de controle de estabilidade e tração em todos os veículos zero-quilômetro do país foi adiada para 2024.
Na linha 2023, eles devem perder as versões 1.6 EA111 manual e 1.6 MSI automática, sendo comercializados somente com o mesmo propulsor 1.0 MPI do Polo Track. Com isso, o Gol seguirá como carro mais barato da marca VW no Brasil por mais algum tempo, sendo gradativamente substituído pelo sucessor nas grandes vendas para frotistas.
Assim, enquanto a VW deve manter o preço do Gol 1.0 MPI abaixo de R$ 60.000, conforme antecipado pelo WM1, o Polo Track deve custar um pouco acima dessa faixa, podendo chegar a R$ 70.000 com opcionais. Curiosamente, sua produção ocorrerá junto com a do Gol em Taubaté (SP).
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Jornalista Automotivo