Chevrolet Onix e Hyundai HB20 serão rivais no mundo dos SUVs; entenda
Chevrolet Onix e Hyundai HB20 terão versões SUVs nos próximos anos, você sabia? Os dois modelos que travaram um forte duelo no mercado de hatches de entrada estão prontos para subir o nível e brigarem entre os SUVs, que atualmente é a categoria que mais vende carros no Brasil.
Você deve se perguntar: o que vai acontecer com Hyundai Creta e Chevrolet Tracker, então? A resposta é “nada”. Afinal, ambos os modelos têm ficado mais caros ano após ano e abrindo uma lacuna no primeiro degrau do segmento, onde ficam hoje Fiat Pulse e Renault Kardian. E será justamente aí que o SUV do HB20, informado com exclusividade pela Mobiauto, e o do Onix, apurado em primeira mão pelo colega Marlos Ney Vidal do Autos Segredos, se encaixarão.
Você também pode se interessar por:
- Exclusivo: Hyundai terá SUV cupê com base de HB20 contra Nivus e Fastback
- Carro elétrico chinês que carrega em 11 minutos vai chegar ao Brasil
- VW Tayron: marca alemã usará truque de Compass e Commander para novos SUVs
- Avaliação: Renault Kardian 2025 é o rival que o VW Nivus não queria
Estamos falando de produtos compactos e de preços que vão de R$ 100 mil a R$ 140 mil. Que, além de terem a rivalidade do Kardian e do Pulse, já mencionados, ainda enfrentarão Toyota Yaris Cross, Honda WR-V e o VW A0SUV – mais conhecido como Gol SUV.
O SUV do Onix
De acordo com o Autos Segredos, o SUV do Onix chegará ao nosso mercado em 2026. E por mais que o Tracker já seja um SUV do hatch já mencionado, a ideia da montadora será justamente usar boa parte estrutural do Onix para criar o novo produto. Estamos falando da estrutura monobloco, portas, para-lamas, capô, peças do interior e motorização. É basicamente a mesma relação que vemos entre Fiat Argo e Fiat Pulse, por exemplo.
O produto será fabricado em Gravataí (RS), segundo o site, e a expectativa é que ofereça um painel de instrumentos integrado à multimídia, assim como as novas Chevrolet Spin e S10.
E a motorização, claro, deve ficar concentrada na usina turbinada. Ou seja, no cofre do motor, podemos esperar por um 1.0 turbo flex de até 116 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque, acoplado a uma caixa automática de seis marchas.
O SUV do HB20
Falando agora do SUV do HB20, este deve chegar ao nosso mercado quase no mesmo momento. Mobiauto apurou que seu SOP – sigla que indica início de produção - será para o fim de 2025. Isso quer dizer que podemos ter o produto no fim do ano que vem, ou início de 2026 – justamente o ano em que o Onix ganha sua versão SUV. O produto da Hyundai será produzido em Piracicaba (SP).
O SUV do HB20 usará a mesma base da nova geração do HB20, que também deve ser lançada no ano que vem. Mas não será um modelo convencional, já que internamente é chamado de SUV cupê para ser rival de VW Nivus, Fiat Fastback e Citroën Basalt. No entanto, a coluna C deverá ser bem menos angulada, à exemplo do que vemos no HR-V.
Espera-se que o modelo chegue ao nosso mercado já com visual atualizado em relação aos outros produtos da marca. Estamos falando de faróis divididos em dois níveis, com a iluminação principal no para-choque, telas de cluster de instrumentos e multimídia encaixadas em uma mesma peça, quem sabe motorização híbrida leve – como a do Kia Stonic.
Certo é que veremos o 1.0 turbo flex de 120 cavalos de potência e 17,5 kgfm de torque no cofre do motor. E o câmbio deverá ser o mesmo automático de seis marchas, que equipam as versões turbinadas de HB20, HB20S e Creta, atualmente.
Ou seja, depois de mais de 10 anos brigando no segmento de hatches e também sedans, Onix e HB20 serão rivais também entre os SUVs. Ainda não se sabe se os modelos manterão esses nomes, mas a alma dos hatches estarão em ambos os projetos.
Ao que tudo indica, Onix e HB20 que conhecemos hoje não sairão de linha, mesmo com a chegada dos novos SUVs. No caso do Onix, o crossover será mais um produto na linha de montagem na fábrica do Rio Grande do Sul, onde já são feitos Onix e Onix Plus. Já o SUV do HB20 tomará o lugar do HB20S na fábrica do interior paulista.
Projeções: Kleber Silva/KDesignAG
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.