Categorias da CNH: entenda quais são os tipos e os veículos habilitados
Por Fernando Vasconcellos
Na legislação brasileira há cinco categorias de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), definidas pelas letras A, B, C, D e E. Cada uma delas atende uma categoria específica de veículo (automóveis, motocicletas, caminhões, etc), por isso é importante que os motoristas conheçam essas classificações para estarem devidamente habilitados.
As categorias de CNH são classificadas de acordo com a quantidade de lugares e o Peso Bruto Total do Veículo (PBT).
Veja a seguir quais são as características e os tipos de veículos incluídos em cada tipo de CNH. Confira!
Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC)
É uma autorização diferente da CNH e exige procedimentos mais brandos para a sua validação. O documento permite que pessoas maiores de idade conduzam veículos de duas ou três rodas, dotados de motor a combustão cuja cilindrada não exceda a 50 cm³.
Popularmente conhecidos como “Cinquentinha”, esses veículos não podem ultrapassar a velocidade máxima de 50 km/h. Diferentemente da CNH, que tem validade de cinco anos, a ACC é válida por apenas 12 meses.
Leia também: IPVA 2021: quem não pagou no começo do ano paga mais caro agora?
Exemplos de veículos incluídos na Autorização para Conduzir Ciclomotor: bicicletas motorizadas, ciclomotores (mobilete).
Categoria A
A Categoria A engloba todos os veículos motorizados acima de 50 cm³ com duas ou três rodas. É a categoria exigida pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB) para conduzir motocicletas, triciclos, ciclomotores, entre outros.
Categoria B
A categoria requisitada pela maioria dos condutores, ela permite dirigir a maioria dos automóveis de passeio. O CTB define que na Categoria B os veículos tenham quatro ou mais rodas, lotação máxima de oito passageiros (excluindo o motorista) e PBT máximo de 3.500 kg (somados os pesos do veículo, passageiros e carga).
Leia também: Com preços tão altos, vale mais comprar um carro novo ou seminovo?
Implementos, como carretinhas e trailers, podem estar incluídos nessa categoria, desde que o PBT do veículo mais o reboque não ultrapassem os 3.500 kg.
Exemplos de veículos incluídos na Categoria B: carros de passeio, SUVs, picapes, quadriciclos, utilitários, vans, entre outros.
Categoria C
A Categoria C inclui todos os veículos da Categoria B, com a diferença que o PBT nesse caso pode chegar a 6.000 kg. Esse tipo de habilitação é indicada para veículos de transporte de carga, agrícolas ou de trabalho na construção civil, entre outros.
Leia também: Isenção do IPVA 2021: estes carros deixarão de pagar o imposto
Uma das exigências para tirar a CNH da Categoria C é o condutor estar habilitado na Categoria B há pelo menos um ano.
Exemplos de veículos incluídos na Categoria C: caminhões, picapes de grande porte (RAM 2500), tratores de roda ou esteira, máquinas agrícolas ou de construção civil.
Categoria D
Essa categoria é dedicada a veículos de transporte de passageiros cuja lotação seja superior a oito ocupantes. Ela também abrange veículos das categorias B e C.
Para tirar a CNH dessa categoria, o condutor precisa ter mais de 21 anos de idade, ser habilitado na Categoria C há um ano e na Categoria B há pelo menos dois anos.
Exemplos de veículos incluídos na Categoria D: vans de passageiros, micro-ônibus, ônibus.
Leia também: Carros para PCD: conheça regras, restrições e doenças incluídas
Categoria E
Na categoria mais alta do CTB não há restrições, nem de número de passageiros e nem de Peso Bruto Total do Veículo. Estão inclusos também os veículos que possuem mais de um reboque.
Para tirar a CNH de Categoria E, o motorista precisa ter pelo menos 21 anos de idade e estar habilitado há um ano nas categorias C ou D.
Exemplos de veículos incluídos na Categoria E: automóvel, picape ou utilitário tracionando trailer, caminhão tracionando uma ou mais carretas (bitrem), ônibus articulado.
Leia também: Financiamento: NÃO diga estas dicas e pague até 735% mais juros
O que é Peso Bruto Total?
O PBT se refere ao peso total do veículo, incluindo o tanque de combustível cheio, estepe, macaco, além dos passageiros e da carga.
O que acontece se dirigir um veículo de categoria diferente da CNH?
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, conduzir um veículo de uma categoria que o motorista não esteja habilitado é infração gravíssima, sujeita a apreensão do carro, moto ou caminhão, etc, além do recolhimento da CNH. O condutor ainda é punido com sete pontos no prontuário e multa de R$ 293,47.
Leia também: CNH vencida na pandemia: veja como fazer para renovar
Prazos de renovação da CNH
Independentemente da categoria, a CNH tem de ser renovada a cada cinco anos. O prazo cai para três anos no caso dos motoristas com mais de 65 anos de idade.
Talvez você também se interesse:
Financiamento: NÃO diga estas dicas e pague até 735% mais juros
Simule online o financiamento do seu carro dos sonhos
Como o disparo do preço dos carros afeta o valor do seu IPVA
Como economizar no seguro do carro? 10 formas de conseguir desconto