Audi TT, eterno carro de playboy, vai se despedir com edição especial
Lançado mundialmente em 1998, o famoso esportivo Audi TT vai dar seu adeus definitivo em breve. Para não passar em branco, a marca das quatro argolas anunciou o novo Audi TT Roadster Final Edition que, como o nome já revela em inglês, se trata de sua edição final de despedida para os Estados Unidos.
Limitado a apenas 50 unidades, não temos dúvidas que essa configuração de despedida do roadster alemão será disputada a “tapas” na terra do tio Sam, já que podemos prever que daqui a alguns anos terá um valor agregado um tanto alto. O preço anunciado para o Audi TT Roadster Final Edition é de US$ 68.895, ou R$ 336.868 em conversão direta livre de impostos.
Você também pode se interessar por:
- VW confirma produção de novo motor 1.5 TSI híbrido flex no Brasil
- Como ficará a cobrança de imposto sobre elétricos e híbridos importados
- VW Golf GTI 2024 é vendido no Brasil a preço de Ram 3500
- Honda Civic Type R 2023, o hot hatch de 300 cv em 11 detalhes arrebatadores
Como é o Audi TT Roadster Final Edition
Visualmente o novo Audi TT Roadster Final Edition traz interessantes inspirações, à exemplo da bela pintura verde com efeito pérola batizada de Goodwood Green. O bacana é que essa tonalidade verde foi oferecida há 25 anos no Audi TT de primeira geração, idem para o acabamento em couro Palomino Brown da cabine, que presta uma referência ao couro com costura de beisebol que era aplicado também pelo TT original da época.
A carroceria tem os mesmos apêndices aerodinâmicos do TTS, com as entradas de ar, saias laterais e difusor traseiro recebendo pintura em cinza platina com acabamento fosco. As rodas chamam a atenção com seu desenho raio e pelo tamanho, afinal, estamos falando de um jogo de 20 polegadas calçadas com pneus 255/30 – também igual ao do TTS.
Outro ponto de destaque é a capota elétrica na cor cinza, que contrasta muito bem com a carroceria verde. Embora dê um toque especial para o Audi TT Roadster Final Edition, ela não inédita, pois esteve presente em 2019 em outra série especial: o TT Roadster 20th Anniversary Edition. Vale dizer que a capota pode ser aberta ou fechada em apenas 10 segundos, isso desde que o carro esteja rodando a no máximo 50 km/h.
Debaixo do capô tudo segue igual, com o motor 2.0 turbo a gasolina da família EA888 entregando seus 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. A transmissão é a famosa dupla embreagem automatizada S tronic de sete marchas, que garante aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos. O Audi TT Roadster Final Edition pega emprestado a suspensão magnética do TTS, que acaba melhorando a dinâmica do carro e reduzindo sua altura em 10 mm.
O Audi TT se despedirá em todo mundo em 2023 e já teve edições de despedida no Reuno Unido e Japão, bem como essa apresentada agora nos Estados Unidos. No Brasil, o modelo saiu de linha no ano passado, quando era oferecido ainda na variante topo de linha esportiva TT-RS. É o adeus definitivo do eterno carro de playboy, que fez fama na década de 1990 no Brasil por ser queridinho também por famosos e jogadores de futebol.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.