Toyota Corolla híbrido 2024: o que você deve saber antes de comprar
Sedan é muito econômico e corrigiu falhas na linha 2024, mas ainda deve em desempenho
Líder disparado do segmento há bons anos, o Toyota Corolla 2024 segue sua caminhada tranquila com um ótimo volume de vendas – apesar de “sofrer” uma concorrência interna com o Corolla Cross, que já vende mais em 2024. Mas o assunto de hoje é o sedan japonês e vamos apontar o que você deve saber antes de comprar.
Testamos o Toyota Corolla Altis Hybrid Premium 2024, versão topo de linha híbrida do sedan que ganhou boas novidades no final do ano passado. Apesar de ter chegado em muito alarde e com uma discreta mudança visual, que ficou concentrada na grade colmeia e novas rodas, o sedan teve como principais novidades a chegada de equipamentos importantes e um motor atualizado para ficar ainda mais econômico.
Você também pode se interessar por:
- Toyota Corolla 2024: preços, itens de série e diferenças entre as versões
- Toyota Corolla Brad Pitt: ainda vale comprar depois de 20 anos?
- Novo Toyota Corolla 2024 começa a chegar às lojas. Veja o que muda
- Toyota Corolla Hybrid 2024 virá sem a mudança que mais queríamos
Toyota Corolla híbrido 2024 – Características
1) Motor: 1.8 híbrido aspirado de quatro cilindros com até 122 cv de potência (combinada)
2) Câmbio: automático transeixo e-CVT
3) Dimensões: 4.630 mm de comprimento; 2.700 mm de entre-eixos; 1.780 mm de largura; 1.455 mm de altura; 470 litros de porta-malas; 410 kg de carga útil; 43 litros de tanque de combustível; 1.450 kg de peso em ordem de marcha.
4) Revisões até 60.000 km: R$ 5.611,90
Toyota Corolla híbrido 2024 - Pontos positivos
1) Baixo consumo
Uma das principais novidades do Corolla 2024 é que sua versão com motor híbrido ficou mais econômica. Prova disso é que agora o sedan faz 12,8 km/l na cidade com etanol (era 11,8 km/l) e 18,5 km/l com gasolina (era 17,9 km/l). Os números no consumo rodoviário também melhoraram.
2) Suspensão
Podemos dizer que o Toyota Corolla 2024 é um dos carros mais confortáveis à venda no Brasil. O sedan médio filtra os buracos e valetas como ninguém, já que sua suspensão tem ajuste macio e raramente dá final de curso. Fica fácil entender o motivo de ser o queridinho entre os taxistas e motoristas de aplicativo pelo país.
3) Painel digital
Uma grande adição para a linha 2024 do Corolla foi a chegada do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. Ele permite personalização na configuração de informações e muda de cor de acordo com o modo de condução escolhido.
4) Bancos
Algo que se manteve como qualidade no sedan foi seu conjunto de bancos dianteiros. No caso do motorista, o assento permite dirigir por horas sem as costas pedirem arrego, pois a densidade da espuma e o apoio para a lombar são muito bons.
5) Saída de ar traseira
Outro ponto de melhora no Corolla 2024 foi a chegada da saída de ar para o banco traseiro, algo que estranhamente estava indisponível para o sedan médio desde que a atual geração estreou no Brasil, em 2019.
6) Itens de segurança
O Corolla 2024 também capricha na segurança, pois traz um pacote bem completo. Soma 7 airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, piloto automático adaptativo, farol alto automático, alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado traseiro e mais.
Toyota Corolla híbrido 2024 - Pontos negativos
1) Desempenho na estrada
Algo que pode acabar frustrando quem dirige o Corolla híbrido na estada é seu desempenho, pois os 122 cv não são muito suficientes nesse uso. Isso quer dizer que, se estiver com o carro carregado, vai ter que calcular bem o espaço para ultrapassagens e retomadas.
2) Freio de mão
Estamos em 2024 e o Corolla Hybrid Altis Premium, um carro de R$ 198.890, ainda conta com freio de estacionamento mecânico por alavanca. Até mesmo o Corolla Cross adotou o sistema eletrônico – e olha que o SUV trazia sistema com acionamento com os pés...
3) Câmera de ré
Outra falta considerável para o sedan médio é a definição da imagem transmitida por sua câmera de ré para o painel. Ela pode até ajudar nas manobras, mas destoa muito da qualidade de imagem do próprio painel de instrumentos e da central multimídia.
4) Faltam porta-objetos
Quem ficar 5 minutos na cabine do Corolla vai notar este pênalti: a falta de porta-objetos. O sedan fica devendo nesse quesito principalmente no console central, que dispõe apenas de dois porta-copos e um pequeno nicho para recarga do celular por indução.
5) Porta-luvas
Você deve estar se perguntando: o que há de errado com o porta-luvas? Nada, ele cumpre sua função básica, só não tem luz para você enxergar a noite. Esses contadores de feijão...
Ficha técnica Corolla Altis Hybrid Premium 2024
Motor: 1.8, dianteiro, transversal, quatro
cilindros em linha, 16V, aspirado, flex, injeção multiponto, duplo comando de
válvulas com variação em admissão
Motor elétrico: Dual motor, síncrono de ímãs
permanentes, dianteiro, transversal
Potência: 98/101 cv (G/E) a 5.200 rpm
Torque: 14,5 kgfm (G/E) a 3.600 rpm
Potência motor elétrico: 72 cv
Torque motor elétrico: 16,6 kgfm
Peso/potência: 14,36 kg/cv
Peso/torque:
100 kg/kgfm
Câmbio: automático transeixo e-CVT
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 12 segundos
Velocidade máxima: 170 km/h
Consumo (Inmetro): 12,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol; 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com gasolina
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões McPherson (dianteira) e independente multilink e barras estabilizadoras (traseira); freios dianteiros a disco ventilado e traseiros a disco sólido; diâmetro de giro, 11,6 m; coeficiente aerodinâmico, 0,28 Cx; vão livre do solo, 148 mm; ângulo de ataque, não divulgado; ângulo de saída, não divulgado; ângulo de transposição de rampas, não divulgado; pneus, 215/50 R17.
Corolla Altis Hybrid Premium 2024 – Itens de série
- Grade frontal em preto brilhante
- Painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas
- Chave presencial
- Partida do motor por botão
- Paddle-shifts para troca de marchas
- Modo de condução Sport
- Faróis de neblina dianteiros de LED
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Rodas de liga leve de 17 polegadas
- Bancos em couro sintético
- Reconhecimento de tráfego cruzado traseiro
- Faróis full-LED
- Ar-condicionado automático digital de duas zonas
- Sensores de ponto cego
- Banco do motorista com regulagem elétrica
- Carregador por indução de celular
- Teto solar elétrico com função antiesmagamento
- Acabamento interno em couro sintético e couro nas cores bege e marrom
- Limpador do para-brisa com sensor de chuva
- Modos de condução Power e EV
- Carregador de celular por indução
- Ar-condicionado digital automático de duas zonas
- Banco do motorista com regulagem elétrica
- Modos de condução Power e EV
- Sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista)
- Câmera de ré
- Assistente pré-colisão com alerta sonoro
- Controles de tração e estabilidade
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert – LDA)
- Assistente ativo de permanência em faixa
- Assistência de Subida em Rampas (HAC)
- Desembaçador do vidro traseiro
- Trava automática das portas (a partir de 20 km/h)
- Ar-condicionado automático com saída traseira
- Banco do motorista com regulagem de altura, distância e inclinação
- Direção elétrica progressiva
- Central multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
- Volante multifuncional com acabamento de couro
- Retrovisores externos elétricos na cor do carro com pisca integrado
- Acabamento interno em tecido e couro na cor preta
- Painel central em Black Piano
- Lanternas de neblina traseiras
- Rodas de liga leve com acabamento prata de 16 polegadas
- Alerta de oscilação da carroceria
- Farol alto automático
- Grade frontal em preto brilhante
- Painel digital de 12,3 polegadas
- Chave presencial
- Partida do motor por botão
- Paddle-shifts para troca de marchas
- Modo de condução Sport
- Faróis de neblina dianteiros de LED
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Bancos em couro sintético
- Reconhecimento de tráfego cruzado traseiro
- Sensores de ponto cego
- Banco do motorista com regulagem elétrica
- Carregador por indução de celular
- Teto solar elétrico com função antiesmagamento
- Acabamento interno em couro sintético e couro nas cores bege e marrom
- Limpador do para-brisa com sensor de chuva
- Faróis full-LED
- Carregador de celular por indução
- Ar-condicionado digital automático de duas zonas
- Banco do motorista com regulagem elétrica
- Modos de condução Power e EV
O que você deve saber antes de comprar um
Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp