Toyota Corolla híbrido 2024: o que você deve saber antes de comprar

Sedan é muito econômico e corrigiu falhas na linha 2024, mas ainda deve em desempenho

Diego Dias
Por
15.05.2024 às 21:20 • Atualizado em 21.05.2024

Líder disparado do segmento há bons anos, o Toyota Corolla 2024 segue sua caminhada tranquila com um ótimo volume de vendas – apesar de “sofrer” uma concorrência interna com o Corolla Cross, que já vende mais em 2024. Mas o assunto de hoje é o sedan japonês e vamos apontar o que você deve saber antes de comprar.

Testamos o Toyota Corolla Altis Hybrid Premium 2024, versão topo de linha híbrida do sedan que ganhou boas novidades no final do ano passado. Apesar de ter chegado em muito alarde e com uma discreta mudança visual, que ficou concentrada na grade colmeia e novas rodas, o sedan teve como principais novidades a chegada de equipamentos importantes e um motor atualizado para ficar ainda mais econômico.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Toyota Corolla híbrido 2024 – Características

1)      Motor: 1.8 híbrido aspirado de quatro cilindros com até 122 cv de potência (combinada)

2)      Câmbio: automático transeixo e-CVT

3)      Dimensões: 4.630 mm de comprimento; 2.700 mm de entre-eixos; 1.780 mm de largura; 1.455 mm de altura; 470 litros de porta-malas; 410 kg de carga útil; 43 litros de tanque de combustível; 1.450 kg de peso em ordem de marcha.

4)      Revisões até 60.000 km: R$ 5.611,90

Toyota Corolla híbrido 2024 - Pontos positivos

1) Baixo consumo

Uma das principais novidades do Corolla 2024 é que sua versão com motor híbrido ficou mais econômica. Prova disso é que agora o sedan faz 12,8 km/l na cidade com etanol (era 11,8 km/l) e 18,5 km/l com gasolina (era 17,9 km/l). Os números no consumo rodoviário também melhoraram.

2) Suspensão

Podemos dizer que o Toyota Corolla 2024 é um dos carros mais confortáveis à venda no Brasil. O sedan médio filtra os buracos e valetas como ninguém, já que sua suspensão tem ajuste macio e raramente dá final de curso. Fica fácil entender o motivo de ser o queridinho entre os taxistas e motoristas de aplicativo pelo país.

3) Painel digital

Uma grande adição para a linha 2024 do Corolla foi a chegada do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. Ele permite personalização na configuração de informações e muda de cor de acordo com o modo de condução escolhido.

4) Bancos

Algo que se manteve como qualidade no sedan foi seu conjunto de bancos dianteiros. No caso do motorista, o assento permite dirigir por horas sem as costas pedirem arrego, pois a densidade da espuma e o apoio para a lombar são muito bons.

5) Saída de ar traseira

Outro ponto de melhora no Corolla 2024 foi a chegada da saída de ar para o banco traseiro, algo que estranhamente estava indisponível para o sedan médio desde que a atual geração estreou no Brasil, em 2019.

6) Itens de segurança

O Corolla 2024 também capricha na segurança, pois traz um pacote bem completo. Soma 7 airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, piloto automático adaptativo, farol alto automático, alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado traseiro e mais.

Toyota Corolla híbrido 2024 - Pontos negativos

1) Desempenho na estrada

Algo que pode acabar frustrando quem dirige o Corolla híbrido na estada é seu desempenho, pois os 122 cv não são muito suficientes nesse uso. Isso quer dizer que, se estiver com o carro carregado, vai ter que calcular bem o espaço para ultrapassagens e retomadas.

2) Freio de mão

Estamos em 2024 e o Corolla Hybrid Altis Premium, um carro de R$ 198.890, ainda conta com freio de estacionamento mecânico por alavanca. Até mesmo o Corolla Cross adotou o sistema eletrônico – e olha que o SUV trazia sistema com acionamento com os pés...

3) Câmera de ré

Outra falta considerável para o sedan médio é a definição da imagem transmitida por sua câmera de ré para o painel. Ela pode até ajudar nas manobras, mas destoa muito da qualidade de imagem do próprio painel de instrumentos e da central multimídia.

4) Faltam porta-objetos

Quem ficar 5 minutos na cabine do Corolla vai notar este pênalti: a falta de porta-objetos. O sedan fica devendo nesse quesito principalmente no console central, que dispõe apenas de dois porta-copos e um pequeno nicho para recarga do celular por indução.

5) Porta-luvas

Você deve estar se perguntando: o que há de errado com o porta-luvas? Nada, ele cumpre sua função básica, só não tem luz para você enxergar a noite. Esses contadores de feijão...

Ficha técnica Corolla Altis Hybrid Premium 2024

Motor: 1.8, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, flex, injeção multiponto, duplo comando de válvulas com variação em admissão
Motor elétrico
: Dual motor, síncrono de ímãs permanentes, dianteiro, transversal

Potência
: 98/101 cv (G/E) a 5.200 rpm

Torque
: 14,5 kgfm (G/E) a 3.600 rpm

Potência motor elétrico
: 72 cv

Torque motor elétrico
: 16,6 kgfm

Peso/potência
: 14,36 kg/cv

Peso/torque
:  100 kg/kgfm

Câmbio
: automático transeixo e-CVT

Tração
: dianteira

0 a 100 km/h
: 12 segundos

Velocidade máxima
: 170 km/h

Consumo (Inmetro): 12,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol; 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com gasolina

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões McPherson (dianteira) e independente multilink e barras estabilizadoras (traseira); freios dianteiros a disco ventilado e traseiros a disco sólido; diâmetro de giro, 11,6 m; coeficiente aerodinâmico, 0,28 Cx; vão livre do solo, 148 mm; ângulo de ataque, não divulgado; ângulo de saída, não divulgado; ângulo de transposição de rampas, não divulgado; pneus, 215/50 R17.

Corolla Altis Hybrid Premium 2024 – Itens de série

  • Grade frontal em preto brilhante
  • Painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas
  • Chave presencial
  • Partida do motor por botão
  • Paddle-shifts para troca de marchas
  • Modo de condução Sport
  • Faróis de neblina dianteiros de LED
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Rodas de liga leve de 17 polegadas
  • Bancos em couro sintético
  • Reconhecimento de tráfego cruzado traseiro
  • Faróis full-LED
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas
  • Sensores de ponto cego
  • Banco do motorista com regulagem elétrica
  • Carregador por indução de celular
  • Teto solar elétrico com função antiesmagamento
  • Acabamento interno em couro sintético e couro nas cores bege e marrom
  • Limpador do para-brisa com sensor de chuva
  • Modos de condução Power e EV
  • Carregador de celular por indução
  • Ar-condicionado digital automático de duas zonas
  • Banco do motorista com regulagem elétrica
  • Modos de condução Power e EV
  • Sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista)
  • Câmera de ré
  • Assistente pré-colisão com alerta sonoro
  • Controles de tração e estabilidade
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert – LDA)
  • Assistente ativo de permanência em faixa
  • Assistência de Subida em Rampas (HAC)
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Trava automática das portas (a partir de 20 km/h)
  • Ar-condicionado automático com saída traseira
  • Banco do motorista com regulagem de altura, distância e inclinação
  • Direção elétrica progressiva
  • Central multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Volante multifuncional com acabamento de couro
  • Retrovisores externos elétricos na cor do carro com pisca integrado
  • Acabamento interno em tecido e couro na cor preta
  • Painel central em Black Piano
  • Lanternas de neblina traseiras
  • Rodas de liga leve com acabamento prata de 16 polegadas
  • Alerta de oscilação da carroceria
  • Farol alto automático
  • Grade frontal em preto brilhante
  • Painel digital de 12,3 polegadas
  • Chave presencial
  • Partida do motor por botão
  • Paddle-shifts para troca de marchas
  • Modo de condução Sport
  • Faróis de neblina dianteiros de LED
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Bancos em couro sintético
  • Reconhecimento de tráfego cruzado traseiro
  • Sensores de ponto cego
  • Banco do motorista com regulagem elétrica
  • Carregador por indução de celular
  • Teto solar elétrico com função antiesmagamento
  • Acabamento interno em couro sintético e couro nas cores bege e marrom
  • Limpador do para-brisa com sensor de chuva
  • Faróis full-LED
  • Carregador de celular por indução
  • Ar-condicionado digital automático de duas zonas
  • Banco do motorista com regulagem elétrica
  • Modos de condução Power e EV

O que você deve saber antes de comprar um

Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade