Segredo: picape do Toyota Corolla já tem data para chegar ao Brasil
Modelo será rival de Chevrolet Montana e Fiat Toro no Brasil
A Toyota quer recuperar o tempo perdido no mercado. Para isso, lançará o Yaris Cross ano que vem no Brasil e já prepara a chegada da picape do Corolla contra Chevrolet Montana e Fia Toro.
Ainda sem nome definido e chamada internamente de picape do Corolla - vamos explicar mais baixo o motivo -, a caminhonete já tem data para chegar. Seu SOP - sigla que indica o início de produção de um veículo - está para o fim 2025. Isso indica que o modelo chegará às lojas entre o fim do próximo ano e o início de 2026.
A picape já está em processo final de construção em software e não deve demorar para ganhar um protótipo físico.
Você também pode se interessar por:
- Toyota Corolla picape: marca já teve ideia muito parecida 60 anos atrás
- Toyota fechará fábrica de Indaiatuba para fazer Corolla e nova picape em Sorocaba
- Toyota terá picape do Corolla contra Montana, Toro e VW A0 picape
- Nova picape da Toyota pode usar base do Yaris Cross para ser híbrida
Ela é conhecida como picape do Corolla por causa de sua base. A novata usará a mesma plataforma do sedan e do SUV da Toyota, que é a TNGA. E ainda deve compartilhar peças como capô, pára-lamas dianteiros e portas dianteiras, por exemplo, do SUV, segundo Autos Segredos.
Espera-se que ela receba motorização híbrida, mas um pouco diferente da que vemos em Corolla e Corolla Cross. Nada de sistema HEV, mas, sim, um PHEV flex, que será uma evolução do atual motor do RAV4, recém-lançado no Brasil.
Trata-se de um sistema que contará com um motor 2.5 aspirado flex e outros dois propulsores elétricos. A potência esperada supera os 220 cavalos. Mas um dos pontos mais interessantes da tecnologia é que ela dará tração nas quatro rodas para a picape.
Outra boa notícia é que o consumo dela será bem baixo. Tendo como base os novos números do RAV4 PHEV no Inmetro, podemos esperar por até 14,0 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada - números do SUV -, quando abastecida com gasolina. Com etanol, claro, os números serão um pouco piores.
Vale lembrar que ano passado a Toyota apresentou um conceito de picape monobloco - justamente a arquitetura que será usada na nova picape nacional. Seu nome é EPU e foi mostrado no Salão de Tóquio, no Japão. Embora tenha um visual bem futurista, ela pode antecipar parte do visual do novo modelo.
As dimensões do protótipo, por exemplo, a colocam maior que uma Fiat Toro. São 5,07 metros de comprimento, contra 4,94 m da picape da marca italiana.
Projeção: Kleber Silva/KdesignAG
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp