Novo Peugeot 2008 chega neste ano e usará antigo truque de Fiat Toro
Cada vez mais próxima do lançamento, segunda geração do SUV será referência em beleza
Sendo um dos lançamentos mais esperados dos últimos anos, o novo Peugeot 2008 está cada vez mais próximo de fazer sua estreia no Brasil. Prova disso é que o SUV teve seu desenho registrado no INPI mais uma vez, mas agora revelando uma novidade: o utilitário será vendido por aqui com duas caras diferentes – como fez a Fiat com Toro, no lançamento do facelift da picape anos atrás.
O desenho da segunda geração do novo Peugeot 2008 foi registrado em terras tupiniquins no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Além de obviamente fazer o registro do novo SUV no país para proteger seu desenho – algo corriqueiro na indústria em geral – a Peugeot patenteou o desenho do SUV com duas configurações de grade.
Você também pode se interessar por:
- Novo Peugeot 2008: o que sabemos sobre a segunda geração do SUV
- Novo Peugeot 2008 começa a ser fabricado; Stellantis promete mais seis lançamentos
- Peugeot 2008 se despede com preço de Onix 1.0 aspirado
- Avaliação: Peugeot 2008 elétrico é mais legal e completo que BYD Dolphin
A primeira versão que você confere aqui conta com grade mais escura (provavelmente em preto) e que traz preenchimento da peça com diversos retângulos de tamanhos diferentes.
Já a outra configuração tem basicamente a mesma grade, mas com preenchimento com filetes verticais com uma cor mais clara que a grade – essa certamente a futura versão topo de linha. Outro detalhe que muda são os faróis: a versão com grade preta parece trazer luzes halógenas, enquanto a variante mais cara deverá trazer faróis full LED.
Como será o novo Peugeot 2008
De resto tudo segue igual nas duas versões do novo Peugeot 2008, com ambos compartilhando o para-choque dianteiro e luzes diurnas de LED dispostas em três filetes verticais, ou seja, com o design atual do 2008 europeu, que sofreu uma reestilização e que é diferente do e-2008 vendido no Brasil.
Agora a coisa será diferente, pois o SUV compacto estreará em sua segunda geração como modelo a combustão no Brasil, porém, sua produção será na fábrica de El Palomar, na Argentina.
Outro detalhe que podemos mencionar é que o novo Peugeot 2008 virá para o Brasil com teto bicolor, ou seja, provavelmente preto e se destacando do restante da carroceria. Além de trazer o novo padrão de design da Peugeot com luzes diurnas de três barras, a segunda geração do SUV deverá ser o primeiro carro da marca por aqui com o novo logotipo do leão.
Para quem tem dúvidas sobre o porte da segunda geração, o novo 2008 é um pouco maior que seu antecessor. Agora são 4,30 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,55 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Assim na prática temos um SUV 14 cm mais comprido, 8 cm mais largo e com 6 cm extras de distância entre os eixos – o que reflete num espaço interno melhor, algo que nunca foi o forte do modelo atual.
Para efeito de comparação, o VW T-Cross, atualmente o SUV compacto mais vendido do Brasil, tem 4,20 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,57 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. O porta-malas do novo Peugeot 2008 também vai aumentar, ficando agora em 434 litros ante os 355 litros do modelo atual. O T-Cross, por sua vez, tem capacidade para apenas 373 litros.
Na cabine teremos um desenho próximo do e-2008 europeu elétrico que tivemos no Brasil, mas com acabamento simplificado tal qual acontece com o hatch 208. Assim devemos ter mais plásticos duros no interior e uma lista de equipamentos mais enxuta, mas sem perder itens triviais para não deixar de ser competitivo no segmento.
Sob o capô não devemos ter surpresas, já que a Peugeot hoje pertence a Stellantis que vem fazendo distribuindo os mesmos motores de origem Fiat para as marcas do grupo. Assim podemos esperar o 1.0 turbo três cilindros de até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque com câmbio CVT de sete marchas simuladas.
O propulsor tricilíndrico turbo de 1,0 litro deve ser utilizado nas três versões esperadas: Active, Allure e GT. Uma variante mais forte com o 1.3 turbo de quatro cilindros com 185 cv e 27,5 kgfm também pode surgir no caminho.
Com novo design, maior espaço interno e um pacote de equipamentos que deverá ser competitivo para o segmento, o novo Peugeot 2008 poderá finalmente incomodar o segmento. A segunda geração deve estrear por aqui até o final do semestre.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp