Nissan Terrano: como é o Duster com cara de Frontier que não veio ao Brasil
SUV tinha estilo próprio com inspirações na picape e até motor diesel
O Renault Duster é um dos SUVs mais tradicionais no mercado mundial e conquistou sua fama por conta do visual raiz, preço baixo e robustez. Mas ele tem variações dependendo do mercado em que é vendido, à exemplo do Dacia Duster (modelo original na verdade que deu origem ao Duster) e também do curioso Nissan Terrano, um modelo que foi produzido pela marca japonesa.
Comercializado entre 2013 e 2022, o Nissan Terrano foi a opção de SUV compacto da marca japonesa para países da Eurásia e também na Índia, sendo substituído posteriormente pelo famoso Nissan Kicks. A parte curiosa também é que o Nissan Terrano não era apenas um rebadge do Renault Duster, pois contava com dianteira e traseira próprias, alinhada à identidade visual da época da fabricante japonesa.
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O estilo do Nissan Terrano
Visualmente o Nissan Terrano trazia a mesma carroceria do Duster, mas se diferenciava pela dianteira exclusiva com faróis de novo formato que lembravam a picape Frontier da época, enquanto a grade frontal tinha os mesmos três elementos da picape. O para-choque também era exclusivo, trazendo linhas mais limpas e faróis de neblina redondos alocados nas extremidades.
Quando visto de lateral era onde o Nissan Terrano evidenciava seu parentesco com o Duster, pois era praticamente igual. As mudanças mais notáveis na verdade visando “disfarçar” a origem romena eram nas colunas pintadas de preto, bem como as novas rodas de liga-leve.
A traseira não escapou das alterações para se diferenciar do Duster também, pois contava com lanternas que invadiam a tampa do porta-malas. Seu formato também era peculiar por seguir basicamente o formato do vidro traseiro, com a luz de ré na parte da tampa e luz de seta na porção do canto do carro. A tampa do porta-malas recebia vincos inclinados para área da placa, enquanto os para-choques tinham refletores iguais ao do modelo romeno.
Interior mais refinado
O capricho mesmo estava por dentro do carro, pois a cabine ostentava um padrão de acabamento mais cuidado em relação ao Duster. O volante era diferente e lembrava o do Nissan Sentra, enquanto as saídas de ar centrais do painel tinham acabamento retangular em vez de arredondado. O sistema de som também era próprio da marca. O bacana é que o SUV teve até padrão de acabamento em preto e marrom com revestimentos mais refinados do que o da Dacia/Renault.
Motores Nissan Terrano
Enquanto o Duster foi comercializado nesta época com motores flex 1.6 e 2.0, nas configurações mais caras (época que teve até versão 4x4 no Brasil), o Nissan Terrano foi vendido na Índia e Rússia com opções 1.6 a gasolina de 105 cv de potência e outras duas variantes com propulsor 1.5 diesel: as mais simples rendiam 85 cv de potência, enquanto as mais equipadas entregavam 110 cv.
As versões diesel tinham câmbio manual como padrão, mas já contaram até mesmo com o não tão elogiado Easy-R, transmissão automatizada de seis velocidades.
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