VW A0 picape: os segredos do projeto que a marca guarda a sete chaves
Projeto VW247 dará origem a uma inédita picape compacta-média da marca, a ser lançada até 2026 e posicionada entre Saveiro e Amarok
VW A0 picape ou VW247. A Mobiauto revelou mundialmente o mais secreto projeto da Volkswagen no início deste ano. Liderado pelo time brasileiro de engenharia da marca, ele faz parte do mais recente pacote de investimentos anunciado pela fabricante, de R$ 5,2 bilhões, e será lançado no país entre o final de 2025 e começo de 2026.
Conforme já contamos neste outro artigo, a VW A0 picape, apelido usado internamente para designar o projeto, vem, será posicionada entre Saveiro e Amarok na gama da marca, e nascerá para matar quatro coelhos numa cajadada só:
- Roubar clientes das versões de topo da Fiat Strada Cabine Dupla;
- Rivalizar diretamente com a Chevrolet Montana;
- Pescar compradores das versões básicas da Fiat Toro;
- Estrear a motorização híbrida leve flex da VW, eTSI.
Você também pode se interessar por:
- Exclusivo: VW A0 picape, a rival híbrida da Toro com receita da Montana
- Como a VW A0 picape tentará matar quatro coelhos em uma cajadada só
- VW ainda não desistiu de ter uma picape contra Toro e Montana
- Chevrolet Montana e Renault Oroch duelam em 10 quesitos com nota
Por que VW A0 picape
Como já dissemos, o nome A0 picape é um apelido interno usado para designar o projeto, e não seu nome definitivo de produção. A0 faz menção à plataforma MQB A0, da qual a VW247 (código de projeto) será derivada, a mesma matriz usada por Polo, Virtus, T-Cross e Nivus no Brasil. Ou seja, será uma caminhonete do tipo monobloco.
Desenvolvimento em conjunto com o VW A0 SUV
A A0 picape vem sendo desenvolvida junto com o projeto VW246 ou A0 SUV, outro projeto revelado em primeira mão pela Mobiauto, em setembro de 2021, e que dará origem a um SUV de entrada da Volkswagen no Brasil, para brigar mais diretamente com o Fiat Pulse.
Isso significa que ambos compartilharão não só a plataforma, como também outros elementos, tais quais arquitetura elétrica e itens de acabamento interno (painel e guarnições das portas dianteiras).
Elementos do T-Cross
Entretanto, a A0 picape será consideravelmente maior e mais robusta. Para isso, receberá a suspensão e os freios dianteiros do T-Cross. O entre-eixos será espichado para a casa de 2,80 metros, assim como acontece com Montana e Renault Oroch. A suspensão traseira, por eixo de torção, será própria, assim como os freios traseiros a tambor.
Produção no Paraná
A VW A0 picape deve ser fabricada em São José dos Pinhais (PR), junto do T-Cross, com quem compartilhará as linhas de montagem. O conjunto elétrico do sistema híbrido leve deve vir de São Bernardo do Campo (SP). A partir disso, o próprio T-Cross se beneficiaria para ganhar versões híbridas flex a partir de 2026 ou 27.
Visual exclusivo
Apesar das influências de A0 SUV e T-Cross, a A0 picape terá visual próprio e estamparia exclusiva, embora com algumas chapas e parte da cabine herdada do próprio T-Cross. O conceito Tarok, apresentado em 2018, deve servir de inspiração para compor sua identidade estética.
Seja como for, a futura caminhonete compacta-média da Volkswagen será comercializada sempre na configuração cabine dupla com quatro portas, chegando a cerca de 4,70 metros de comprimento e 1,85 m de largura.
Motorização
Para finalizar, a VW A0 picape pode trazer o motor 1.0 turbo flex de três cilindros e 12 válvulas, com injeção direta de combustível, na configuração 170 TSI em suas versões de entrada, rendendo até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas.
As opções intermediárias trarão a motorização 200 TSI, formada pelo mesmo propulsor 1.0 turbo flex calibrado para chegar a até 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Aqui, a transmissão passa a ser automática de seis velocidades.
Já as versões de topo devem receber o conjunto 1.4 eTSI híbrido leve flex, com 150 cv e 25,5 kgfm, também automático de seis marchas, auxiliado por um conjunto elétrico de 48 Volts.
Este último atua para manter a elétrica em funcionamento, em substituição ao alternador, e auxiliar o propulsor térmico em momentos críticos de aceleração e retomada, além de permitir o desacoplamento momentâneo em velocidades de cruzeiro. Tudo isso ajuda a aumentar a eficiência energética do veículo, economizando combustível e reduzindo emissão de poluentes.
Veja mais sobre a VW A0 picape em nosso vídeo exclusivo do quatro O Que Vem Pra Pista:
Projeções: @KdesignAG (picape amarela) / @overboost (picape prata)