Renault Duster vs VW T-Cross: SUV básico com opcionais ou topo de linha?
Ambos ficam numa faixa de preços próxima, R$ 150.000, mas cada um oferece força e comodidade ao seu estilo
O Volkswagen T-Cross e o Renault Duster ocupam lugares distantes no ranking de vendas de SUVs compactos, um dos segmentos mais disputados que temos atualmente no mercado brasileiro. O primeiro é líder em 2023 no acumulado até setembro, enquanto o segundo ocupa a sétima colocação se a gente levar em conta apenas os SUVs compactos clássicos (descontando VW Nivus e cia).
A questão é que os dois modelos têm preços relativamente próximos, embora tenham propostas diferentes. Com isso trouxemos para esse comparativo o VW T-Cross 200 TSI 2024, versão intermediária do SUV, que sai por R$ 140.690 (ou R$ 143.900 com o pacote opcional Interactive IV), e o Renault Duster Iconic TCe 2024, configuração topo de linha com preço tabelado em R$ 148.990.
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A distância de preço entre eles fica em R$ 5.090, quando consideramos o T-Cross 200 TSI com o pacote opcional citado – que comumente é escolhido nas lojas da marca. Dito isso, vamos ao comparativo de um SUV compacto topo de linha contra outro intermediário e ver quem se sai melhor na composição de dez quesitos e suas notas.
1. Preço
Devido às dimensões maiores e ao motor mais potente, o Renault Duster acaba compensando a ausência de alguns itens de série em relação ao VW T-Cross 200 TSI, mesmo sendo a versão mais cara da gama. É o caso curioso de pagar um preço relativamente próximo em configurações diferentes num mesmo segmento.
Preço | Nota |
Renault Duster Iconic
1.3Tce: R$ 148.990 | 6 |
VW T-Cross 200 TSI: R$ 143.900* | 6 |
(*pacote Interactive IV de R$ 3.210)
2. Design
Podemos dizer que esta é a nota mais subjetiva que temos entre todos os quesitos em nossas análises, mas mesmo assim podemos apontar alguns detalhes importantes. Embora o VW-TCross tenha visual mais urbano e, por que não dizer?, mais esportivo, ele traz um estilo datado, com a mesma cara de 2019, e já anseia por mudanças, tanto que vai ganhar um facelift na linha 2025, prevista para estrear ano que vem.
Já o Duster traz estilo de SUV clássico, que conhecemos há uma década, mas com a vantagem de estar em sua segunda geração. Ele ostenta linhas mais definidas e musculosas na carroceria, o que acaba reforçando a sensação de robustez tão almejada num SUV. Além disso, traz um design um pouco mais recente, afinal, foi lançado por aqui em 2020.
Design | Nota |
Renault Duster Iconic
1.3Tce | 8 |
VW T-Cross 200 TSI | 6 |
3. Desempenho
Neste quesito, temos uma boa vantagem para o Duster, que nesta variante mais cara tem como destaque o motor 1.3 turbo flex, que entrega bons 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Caso ainda não saiba, tal motorização foi desenvolvida em parceria com a Mercedes-Benz, que aplica sua variação a gasolina de 165 cv em carros de entrada da marca.
O Duster leva vantagem principalmente em percursos rodoviários, já que o motor 1.3 turbo mostra mais elasticidade a qualquer faixa de rotação, fazendo um bom casamento com o câmbio automático CVT.
Isso não quer dizer que o T-Cross seja ruim. Muito pelo contrário: seu 1.0 turbo tem boa disposição e agilidade principalmente na cidade. A questão é que o motor vai trabalhar mais no limite quando o SUV estiver mais carregado, ficando mais lento em situações de retomada, por exemplo. No entanto, compensa com bons números de consumo, quesito no qual o Duster não foi tão bem assim.
Desempenho | Nota |
Renault Duster Iconic
1.3Tce | 10 |
VW T-Cross 200 TSI | 8 |
4. Consumo
Eis aqui uma das piores notas do Duster, já que ele consome combustível no mesmo ritmo de seu bom desempenho. Os números divulgados pelo Inmetro apontam consumo de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol, enquanto com gasolina o SUV melhora um pouco e faz 10,8 km/l e 11,5 km/l, respectivamente. Nos dias que esteve conosco, foi difícil chegar a essas médias, sobretudo com etanol, com o Duster mostrando-se um amigo dos donos de postos e não do seu bolso.
O VW T-Cross, por sua vez, vai na contramão e ostenta números bem mais animadores. Nos dados do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), ele faz 8,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com o combustível derivado da cana, enquanto com gasolina as médias sobem consideravelmente, para 12 km/l e 14,4 km/l, na mesma ordem. Fica fácil entender as notas do SUV da Volkswagen nesse quesito.
Consumo | Nota |
Renault Duster Iconic
1.3Tce | 4 |
VW T-Cross 200 TSI | 8 |
5. Revisões
Outro quesito de empate no comparativo entre Duster Iconic e T-Cross 200 TSI: as revisões. Ambos oferecem revisões programadas a cada 10.000 km ou a cada um ano, mas somente o SUV da Volkswagen tem “itens obrigatórios” na revisão para serem trocados. Vale ficar atento nisso na hora da compra. Numa análise geral do segmento, ambos acabam cobrando um valor até alto nas revisões, por isso a nota baixa.
Revisões | Nota |
Renault Duster Iconic
1.3Tce: R$ 5.448,44 | 2 |
VW T-Cross 200 TSI: R$ 5.435,37 | 2 |
6. Espaço interno
De bate pronto, é certeza que, ao analisar esse comparativo você daria o trófeu de cara para o Duster, não é mesmo? Porém, como é sabido, consideramos também a capacidade do porta-malas à nota do espaço interno.
É
por isso que tanto o Duster quando o T-Cross empatam nesse quesito, já que o
primeiro tem um porta-malas maior de 475 litros (maior que de muito SUV médio),
enquanto o segundo contra-ataca num melhor aproveitamento do espaço na cabine –
embora o Duster não fique devendo nisso. No T-Cross há mais espaço para as
pernas e menos para as malas (373 litros). Ao final, empate. Vai da sua
prioridade.
Espaço interno | Nota |
Renault Duster Iconic
1.3Tce | 8 |
VW T-Cross 200 TSI | 8 |
7. Tecnologia e conforto
Mesmo se tratando de uma versão intermediária mais equipada, o T-Cross acabou levando a melhor diante do Duster – mas isso foi por pouco. Confira:
Item de tecnologia e conforto | Renault Duster Iconic 1.3Tce | VW T-Cross 200 TSI |
Ajuste
de altura do cinto do passageiro | - | Sim |
Faróis
automáticos | Sim | Sim |
Sensor
de chuva | - | - |
Abertura
interna do porta-malas | - | Sim |
Central
multimídia | Sim | Sim |
Volante
com regulagem de altura e profundidade | Sim | Sim |
Banco
do motorista com ajuste de altura | Sim | Sim |
Ar
digital com saída para banco traseiro | - | - |
Chave
presencial | Sim | Sim |
Piloto automático | Sim | SIm |
Nota: | 6 | 8 |
Itens bônus de tecnologia e conforto | Renault Duster Iconic 1.3Tce | VW T-Cross 200 TSI |
Banco
de couro | Sim | - |
Carregador
por indução/ espelhamento sem fio | Não/Sim | - |
Teto
solar | - | - |
Volante
em couro | Sim | Sim |
Controles
à distância (partida remota, app,etc) | - | - |
Painel
digital | - | Sim |
Som
premium | - | - |
ACC | - | Sim |
Paddle
Shifts | - | Sim |
Freio
de estacionamento eletrônico | - | - |
Retrovisor
eletrocrômico | - | - |
Nota bônus | 0,3 | 0,4 |
8. Acabamento
Quando foi lançada a segunda geração do Renault Duster em 2020, o SUV deu um salto considerável na qualidade de acabamento – que era alvo de críticas severas por ter o mesmo nível do Sandero neste aspecto. A evolução veio com materiais bem montados e pequenas aplicações em tecidos, embora hoje ainda conserve tudo em plástico. Tem até imitação de aço escovado no console central.
Ainda assim, é um acabamento simples para a realidade do segmento, com prevalência de plásticos rígidos. O T-Cross fica no mesmo nível do Duster, por maior que tenha um número um pouco maior de firulas como o painel com detalhe em preto brilhante e material que também imita aço escovado. A diferença é que no VW a montagem parece um pouco melhor.
Por outro lado, essa versão 200 TSI traz bancos em tecido, enquanto o Duster traz revestimento em couro. Bem que podiam trazer alguma superfície macia ao toque em alguma porção do painel, à exemplo de Nissan Kicks, Honda HR-V e Jeep Renegade.
Acabamento | Nota |
Renault Duster Iconic 1.3Tce | 6 |
VW
T-Cross 200 TSI | 6 |
9. Conforto
Na rodagem, ambos são muito bons, tanto que também empataram nesse quesito. Existe uma ligeira vantagem para o Duster em termos de robustez, mas o T-Cross também propicia um conforto interessante, trazendo só um toque de firmeza que acaba resultando em melhor dinâmica para curvas. Já o Duster tem sua melhor calibração de suspensão em pouco mais de uma década de presença no Brasil, filtrando muito bem os obstáculos diários das ruas brasileiras.
Conforto | Nota |
Renault
Duster Iconic 1.3Tce | 8 |
VW
T-Cross 200 TSI | 8 |
10. Segurança
Aqui, um dos pontos críticos do Renault Duster, que mesmo em sua variante topo de linha, Iconic, traz apenas os obrigatórios airbags duplos frontais previstos por lei. Fica difícil entender essa estratégia da marca, pois até o Kwid traz airbags laterais.
Por isso, sua nota foi bem baixa, e só não foi pior porque o modelo traz outros itens que reforçam a segurança de algum modo, a exemplo da câmera multi-view e o alerta de ponto cego. O T-Cross, por sua vez, traz seis airbags e outros itens de segurança adicionais que o deixam mais seguro e ao nível de um carro familiar.
Itens
de segurança | Renault
Duster Iconic 1.3Tce | VW
T-Cross 200 TSI |
6
airbags | - | Sim |
Câmera
de ré | Sim | - |
Sensor
de estacionamento traseiro | Sim | Sim |
Frenagem
autônoma de emergência | - | SIm |
Sensor
de ponto cego | Sim | - |
Alerta
de mudança de involuntária de faixa | - | - |
Sistema
de permanência em faixa (correção) | - | - |
Faróis
de LED | - | Sim |
Lanternas
de LED | Sim | Sim |
Monitoramento
de pressão dos pneus | - | Sim |
Nota: | 4 | 6 |
Itens bônus de segurança | Renault
Duster Iconic 1.3Tce | VW
T-Cross 200 TSI |
Sensor
de estacionamento dianteiro | - | - |
Farol
alto automático | - | - |
Frenagem
automática pós-colisão | - | Sim |
Sistema
eletrônico anticapotamento | - | Sim |
Assistente
de controle de descida | - | - |
Detector
de fadiga | - | - |
Leitor
de placas | - | - |
Câmera
360 | Sim | - |
Nota bônus: | 0.1 | 0,2 |
Volkswagen T-Cross 200TSI 2024 - Ficha técnica
Motor: 1.0,
dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, flex, duplo
comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão e escape, injeção
direta de combustível
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 116/128 cv (G/E) a 5.500
rpm
Torque: 20,4/20,4 kgfm (G/E) a
2.000 rpm
Peso/potência: 10,8/9,8 kg/cv
(G/E)
Peso/torque: 61,4/61,4 kg/kgfm
(G/E)
Câmbio: automático, seis marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10,4 segundos
Velocidade máxima: 184 km/h
Dimensões: comprimento, 4.199 mm; entre-eixos, 2.651 mm; largura, 1.760 mm; altura, 1.568 mm; porta-malas, 373 litros; tanque de combustível, 52 litros; peso em ordem de marcha: 1.246 kg; carga útil, 464 kg.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); pneus 205/55 R16; diâmetro de giro: 10,9 m; vão livre do solo: 191 mm; ângulo de ataque, 20,7°: 22º, ângulo central: não divulgado, ângulo de saída: 30,2°; coeficiente aerodinâmico, 0,36.
Consumo Inmetro: Cidade: 8,3 km/l (E) ou 12,0 km/l (G) na cidade. 10,0 km/l (E) ou 14,4 km/l (G) na estrada.
VW T-Cross 200 TSI 2024 – Itens de série
- Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
- Assistente para partida em aclives/subidas
- Computador de bordo com display multifuncional Plus
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR)me bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
- Direção elétrica
- Lanternas traseiras em LED
- Luzes indicadoras de direção integradas nos retrovisores
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros
- Cor sólida branca ou prata metálico: sem custo adiciona
- Assistente para partida em aclives/subidas
- Computador de bordo com display multifuncional Plus
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR) e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
- Direção elétrica
- Lanternas traseiras em LED
- Luzes indicadoras de direção integradas nos retrovisores
- Central multimídia Composition Touch com Android Auto e Apple CarPlay via cabo
- Start & Stop
- Pacote Interactive IV (opcional de R$ 3.210): câmera de ré; retrovisores externos elétricos com função tilt-down no lado direito: pneus 205/55 R17 91V com resistência à rodagem otimizada; rodas de liga leve de 17"; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
Renault Duster Iconic TCe 2024 - Ficha técnica
Motor: 1.3,
dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, flex, comando de
válvula duplo no cabeçote, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 162/170 cv (G/E) a 5.500
rpm
Torque: 27,5 kgfm (G/E) a 1.600
rpm
Peso/Potência: 8 kg/cv (G/E)
Peso/Torque: 49,2 kg/kgfm
Câmbio: automático CVT, 8 marchas
simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h:
9,2 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h
Consumo Inmetro: 7,7 km/litro na cidade e 9,4 km/litro
na estrada com etanol / 10,8 km/litro na cidade e 11,5 km/litro na estrada com
gasolina
Dimensões: comprimento, 4.376 mm; entre-eixos,
2.673 mm; largura, 1.832 mm; altura, 1.693 mm; porta-malas, 475 litros; tanque
de combustível, 50 litros.
Dados técnicos: direção elétrica; suspensões tipo McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira); diâmetro de giro: 10,7 m; vão livre do solo: 237 mm; ângulo de ataque: 30º, ângulo central: 22º, ângulo de saída: 34,5º; carga útil, 512 kg
Renault Duster Iconic 2024 – Itens de série
- Barras de teto na cor preta
- Ar-condicionado digital automático
- Faróis halógenos com assinatura de LED
- Airbags frontais
- Freios ABS
- Cinto de segurança de três pontos em todas as posições
- Sistema ISOFIX no banco traseiro
- Vidro elétrico nas quatro portas
- Start&Stop
- Trava elétrica com fechamento automático
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Luz de cortesia traseira
- Banco traseiro rebatível bipartido
- Alarme perimétrico
- Tomada 12V traseira
- Rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas
- Chave presencial tipo cartão
- Ponteira do escapamento cromada.
- Grade dianteira cromada
- Maçanetas na cor da carroceria
- Faróis de neblina
- Retrovisor externo em preto brilhante
- Indicador de temperatura externa
- Luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas
- Espelhos nos dois para-sóis
- Volante em couro
- Central multimídia Easy Link com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Sensores de estacionamento traseiros
- Câmera de ré
- Controlador e limitador de velocidade
- Sistema Multiview com quatro câmeras
- Alerta de ponto cego
- Faróis com acendimento automático
- Partida a distância
- Alargadores de roda
- Bancos com revestimento em couro sintético e apoio de braço.
VW T-Cross 200 TSI ou Renault Duster Iconic TCe – Qual vale mais a pena?
VW T-Cross 200 TSI e Renault Duster Iconic 1.3t atuam de formas diferentes no mercado brasileiro. O SUV da Volkswagen ostenta estilo mais urbano e mais próximo da proposta que temos hoje como SUV compacto, que em sua maior parte utiliza um carro compacto como base para ser desenvolvido. Seu maior apelo é o consumo e a dinâmica clássica da marca.
Por outro lado, mesmo com o passar dos anos, o Renault Duster não perdeu sua premissa de oferecer mais porte e espaço cobrando menos. Em sua configuração topo de linha, ele traz ainda o bônus do potente motor 1.3 turbo, que já se tornou uma das referências em desempenho. Decepciona o consumo.
Quesito | Renault Duster Iconic 1.3Tce | VW T-Cross 200 TSI |
Preço | 6 | 6 |
Design | 8 | 6 |
Espaço | 8 | 8 |
Acabamento | 6 | 6 |
Itens de conforto e tecnologia | 6 | 8 |
Itens de segurança | 4 | 6 |
Desempenho | 10 | 8 |
Consumo | 4 | 6 |
Conforto | 8 | 8 |
Revisões | 2 | 2 |
Nota média | 6,2 | 6,6 |
Bônus tecnologia | 0,3 | 0,4 |
Bônus segurança | 0,1 | 0,2 |
Nota final | 6,6 | 7,2 |
O Duster tem, ainda, estilo de SUV clássico robusto, que agrada a muitos, sem contar a ótima calibração da suspensão e apelo mais off-road. No fim, o T-Cross venceu por pontuação apertada. E você, qual levaria para casa? T-Cross 200 TSI com opcionais ou Duster Iconic? Confira na tabela acima as notas finais dos modelos.