Os carros com as melhores notas em segurança vendidos no Brasil
Em lista dominada por modelos de Chevrolet, Toyota e VW, nova geração do Onix se redime do vexame do antecessor com hatch e sedan
Com o rebaixamento da nota de segurança do Hyundai HB20 pelo Latin NCAP, programa de segurança viária para veículos de América Latina e Caribe, a Mobiauto já apontou quais são os carros com as piores notas na avaliação do órgão em circulação no Brasil, seguindo o protocolo de testes adotado entre 2016 e 19.
Agora faremos o oposto: apontaremos os veículos mais bem avaliados pela entidade no período e que são vendidos em nosso mercado. O mais surpreendente é que apenas três marcas aparecem na lista: Chevrolet, Toyota e Volkswagen.
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Os modelos de nossa lista também passaram pelo teste de colisão entre 2016 e 2019, período em que o programa adotou um critério mais rígido de segurança em relação a anos anteriores: provas de impacto frontal a 64 km/h, lateral a 50 km/h e de poste a 29 km/h (este só realizado em carros com airbag de cortina); obrigatoriedade da presença de controle de estabilidade e tração para obtenção de cinco estrelas.
A Volkswagen é a fabricante que mais se destaca no ranking: dos dez modelos, cinco são da marca alemã. Três são da Toyota, uma marca que já tem uma boa reputação no quesito segurança. Os outros dois são da Chevrolet, que reverteu seu histórico ruim nas avaliações do órgão com os resultados dos novos Onix e Onix Plus.
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Lembrando que o teste do Latin NCAP qualifica a segurança do carro com pontos e estrelas. Para chegar à nota final, a proteção do modelo é qualificada como boa, adequada, marginal, fraca ou pobre para áreas específicas do corpo de passageiros adultos na fileira dianteira e infantis na parte traseira do habitáculo.
Todos os modelos dessa lista conquistaram cinco estrelas nas duas categorias do teste, para adultos e crianças. O ranking está organizado de forma crescente a partir da nota em segurança para adultos. Sendo assim, os modelos com as maiores pontuações nessa categoria se encontram no topo.
10 Carros com a maior pontuação no Latin NCAP de 2016 a 19 (à venda no Brasil)
1. Volkswagen Polo (2017)
A maior pontuação na proteção de adultos no Latin NCAP é do hatch Volkswagen Polo, um dos carros mais vendidos no Brasil. O modelo se destacou no teste de impacto e não apresentou proteção marginal ou fraca em nenhuma área.
Na proteção para crianças sua nota não é das maiores desta lista, mas ainda foi suficiente para garantir a ele outras cinco estrelas.
Pontuação:
Adulto: 32.13 de 34 pontos
Criança: 43 de 49 pontos
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2. Volkswagen Tiguan (2018)
Um dos cinco modelos da Volkswagen que conquistaram o número máximo de estrelas no Latin NCAP é o Tiguan. Importado do México, o SUV ainda teve a segunda maior pontuação na segurança na categoria adulto.
Porém, o modelo mostrou proteção marginal na região do peito no teste de impacto lateral contra o poste. Como se pode ver nessa lista, o peito é uma área em que praticamente todos os modelos apresentam dificuldades de ter uma boa proteção.
Pontuação:
Adulto: 31.94 de 34 pontos
Criança: 44 de 49 pontos
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3. Toyota Hilux/SW4 (2019)
Outros modelos da Toyota que estão entre as melhores notas do Latin NCAP são a picape Toyota Hilux e o suvão derivado dela, o SW4. Ambos são fabricados na Argentina e apresentaram proteção marginal apenas para as áreas de tórax e abdômen no teste do poste.
Pontuação:
Adulto: 31.63 de 34 pontos
Criança: 44.25 de 49 pontos
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4. Volkswagen T-Cross (2019)
O Volkswagen T-Cross, um dos SUVs mais vendidos no Brasil, é outro dos poucos modelos que passaram pelo teste contra o posto do Latin NCAP e apresentarem proteção entre boa e adequada em todas às áreas, tanto do motorista como do passageiro adulto.
Pontuação:
Adulto: 31.62 de 34 pontos
Criança: 42.77 de 49 pontos
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5. Volkswagen Virtus (2019)
O Volkswagen Virtus também conseguiu passar pelo teste apresentado apenas proteção boa e adequada, mas, apesar de não mostrar proteção marginal em nenhuma área, conquistou uma pontuação menor que a dos irmãos Tiguan, T-Cross e Polo para adultos.
Pontuação:
Adulto: 31.56 de 34 pontos
Criança: 43 de 49 pontos
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6. Volkswagen Jetta (2019)
O sedan médio da Volkswagen apresentou proteção um pouco melhor que o irmão Tiguan para o motorista e passageiros. Mas assim como a maioria dos modelos, mostrou proteção marginal para o peito no teste de poste.
Um outro destaque do Jetta é ter segunda maior pontuação na proteção para crianças entre os modelos em linha atualmente que conquistaram cinco estrelas. Ele chega ao Brasil importado do México.
Pontuação:
Adulto: 30.16 de 34 pontos
Criança: 44.98 de 49 pontos
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7. Toyota RAV4 2019 (2019)
O SUV médio Toyota RAV4 se destacou no teste de impacto do Latin NCAP. Importado do Japão, o modelo apresentou proteção entre boa e adequada para o motorista e passageiro em todas as áreas. Não teve nenhum ponto avaliado como marginal ou fraco.
Pontuação:
Adulto: 29.42 de 34 pontos
Criança: 43 de 49 pontos
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8. Toyota Corolla 2019 (2019)
Outro modelo que mandou bem foi a nova geração lançada e testada pelo Latin NCAP, em 2019 foi o Toyota Corolla. Lembrando que a geração passada do modelo já estava entre os modelos com maior nota, pois havia conquistado cinco estrelas duplamente no teste realizado em 2017.
No impacto frontal do novo Corolla, a proteção ao motorista e passageiro adulto foi classificada como boa ou adequada, exceto para os joelhos do motorista, cujo resultado foi marginal. Embora tenha o airbag de joelhos para o condutor, foram encontradas estruturas rígidas atrás dele que podem causar danos.
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Já no teste de impacto lateral de poste, a única área que apresentou proteção fraca foi a do peito, segundo o Latin NCAP. No geral, o sedan conquistou a maior pontuação de proteção para crianças entre os modelos em linha (e também entre aqueles produzidos) atualmente no Brasil.
Pontuação:
Adulto: 29.41 de 34 pontos
Criança: 45 de 49 pontos
9. Chevrolet Onix (2019)
Depois da péssima nota tirada em 2017, em que o modelo não obteve sequer uma estrela na categoria adulto, a segunda geração do Chevrolet Onix se redimiu com louvor no quesito segurança, conquistando o número máximo de estrelas tanto na categoria adulto quanto infantil.
A proteção de cabeça e pescoço do motorista e passageiro dianteiro ficou entre adequada e boa. Já o peito do condutor apresentou proteção marginal, assim como os joelhos. A área dos pés apresentou uma deformação insignificante após o impacto.
No impacto lateral a estrutura foi considerada boa, por oferecer nível satisfatória de segurança para cabeça, pelve e abdômen. Apenas a proteção para o peito foi considerada fraca.
Pontuação:
Adulto: 28.90 de 34 pontos
Criança: 44.33 de 49 pontos
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10. Chevrolet Onix Plus (2019)
A configuração sedan do Chevrolet Onix teve praticamente o mesmo resultado que o hatch, apesar da distância entre-eixos levemente maior. Apresentou proteção boa, adequada e marginal nas mesmas áreas e, com algumas variações na avaliação, levou pequena desvantagem em relação ao hatch nas duas pontuações finais.
Pontuação:
Adulto: 28.34 de 34 pontos
Criança: 42.33 de 49 pontos
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Novas exigências do Latin NCAP
A cada quatro anos, o programa torna o teste mais rígido e estabelecendo novos critérios e fazendo mais exigências.
A partir de 2020, o controle de estabilidade passará a ser exigido de série em todas as versões para obtenção das cinco estrelas. Proteção lateral, de pedestres (no capô) e avisos de uso do cinto de segurança em todas as posições também renderão mais pontos.
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Haverá a inclusão de testes frenagem autônoma emergencial (pontos extras), chicote vertical e atropelamento de pedestres. Ainda, carros que tiverem itens como frenagem autônoma emergencial, alerta ou assistente de permanência em faixa, detector de ponto cego e limitador de velocidade ganharão pontos extras.
Além disso, a classificação por estrelas será unificada, não havendo mais distinção entre proteção para adultos e crianças.
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