Jeep Compass 2022 fica maiorzinho e muda mais por dentro que por fora
SUV tem mudança sutil na parte externa e deixa novidades para o interior e novo motor
Há duas semanas a reportagem de Mobiauto havia adiantado como seria o visual do Jeep Compass 2022, após o vazamento de fotos do modelo. Nesta sexta-feira (20), as mudanças foram confirmadas com a abertura das portas do Salão do Automóvel de Guangzhou, na China.
A mudança externa é sutil, e as novidades estão concentradas mesmo no interior do SUV. Observando o painel do Compass, é notável a presença de uma central multimídia maior, que seguirá a tendência de outros modelos do Grupo FCA, como Fiat Argo e Strada.
A tela de 10,25 polegadas não ficará alojada no console central do veículo, como na geração atual. Ela será colocada mais acima, com a tela alinhada ao painel de instrumentos e seguindo estilo flutuante. No mercado chinês, foi apresentada com sistema inteligente de comando por voz.
Além disso, muda também a disposição da assinatura da marca no volante, deixando de ter formato circular e fundo para adotar uma placa sobressalente na horizontal.
Leia também: 22 SUVs que serão lançados no Brasil em 2021
Outra mudança notável é o visual da cabine, que está mais sofisticado. As cores internas deverão ser mais discretas por aqui, claro, mas o painel recebe divisões horizontais e console central com acabamento em preto brilhante e menos poluído.
Os botões físicos estão alinhados em uma régua, acima das portas de conexão para carga para smartphones e acesso à central multimídia. A partida por botão foi mantida e ainda ganha o carregamento por indução.
A reestilização apresentada para os chineses deve chegar ao Brasil durante o primeiro semestre do próximo ano, já com o motor 1.3 turbo. Embora o SUV das fotos seja destinado ao mercado local, pode-se afirmar que o facelift não deve ser muito diferente por aqui.
Por fora, o visual do modelo contará com faróis mais afilados na parte interna, que devem ser full-led, e uma faixa horizontal em preto que liga os faróis de neblina. Já as sete divisões da grade terão novo desenho, apostando no design de cascata e deixando o de colmeia.
A parte inferior do pára-choque dianteiro ainda conta com aplique preto que forma a tomada de ar frontal, e que percorre todo o perímetro do modelo. Na traseira, a ponteira dupla de escape fica à mostra.
Leia também: O que o Jeep de 7 lugares herda do Compass
Também foi exibida uma versão off-road, que deve carregar o motor diesel. Ela mantém as alterações descritas acima, mas ganha maior ângulo de ataque e ganchos na dianteira que condizem com o visual fora de estrada.
O SUV cresceu. Na China, foi apresentado com 4.424 mm de comprimento, 1.819 mm de largura, 1.652 mm de altura e 2636 mm de entre-eixos. Comparando com o atual, são 8 mm a mais de comprimento e 14 mm a mais de altura.
Para o Brasil, o cofre do motor deve receber o novo 1.3 GSE T4 turboflex de quatro cilindros com 16 válvulas e injeção direta, que deve render entre 150 e 160 cv de potência e entre 25 e 26 kgfm de torque com etanol.
E também a opção 2.0 MultiJet turbodiesel, que seguirá em linha nas versões de topo, porém recalibrado para ir além dos atuais 170 cv e 35,7 kgfm.
Talvez você também se interesse por:
Citroën C3 enfim muda em 2021 e traz junto SUV e sedan
Por que um motor flex bebe mais com etanol?
13 hatches e sedans que serão lançados no Brasil em 2021
Seis picapes que serão lançadas em 2021