Jeep Compass 2022 fica maiorzinho e muda mais por dentro que por fora

SUV tem mudança sutil na parte externa e deixa novidades para o interior e novo motor

Renan Bandeira
Por
20.11.2020 às 22:25

Há duas semanas a reportagem de Mobiauto havia adiantado como seria o visual do Jeep Compass 2022, após o vazamento de fotos do modelo. Nesta sexta-feira (20), as mudanças foram confirmadas com a abertura das portas do Salão do Automóvel de Guangzhou, na China.

A mudança externa é sutil, e as novidades estão concentradas mesmo no interior do SUV. Observando o painel do Compass, é notável a presença de uma central multimídia maior, que seguirá a tendência de outros modelos do Grupo FCA, como Fiat Argo e Strada.

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A tela de 10,25 polegadas não ficará alojada no console central do veículo, como na geração atual. Ela será colocada mais acima, com a tela alinhada ao painel de instrumentos e seguindo estilo flutuante. No mercado chinês, foi apresentada com sistema inteligente de comando por voz.

Além disso, muda também a disposição da assinatura da marca no volante, deixando de ter formato circular e fundo para adotar uma placa sobressalente na horizontal. 

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Outra mudança notável é o visual da cabine, que está mais sofisticado. As cores internas deverão ser mais discretas por aqui, claro, mas o painel recebe divisões horizontais e console central com acabamento em preto brilhante e menos poluído. 

Os botões físicos estão alinhados em uma régua, acima das portas de conexão para carga para smartphones e acesso à central multimídia. A partida por botão foi mantida e ainda ganha o carregamento por indução.

A reestilização apresentada para os chineses deve chegar ao Brasil durante o primeiro semestre do próximo ano, já com o motor 1.3 turbo. Embora o SUV das fotos seja destinado ao mercado local, pode-se afirmar que o facelift não deve ser muito diferente por aqui.

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Por fora, o visual do modelo contará com faróis mais afilados na parte interna, que devem ser full-led, e uma faixa horizontal em preto que liga os faróis de neblina. Já as sete divisões da grade terão novo desenho, apostando no design de cascata e deixando o de colmeia.

A parte inferior do pára-choque dianteiro ainda conta com aplique preto que forma a tomada de ar frontal, e que percorre todo o perímetro do modelo. Na traseira, a ponteira dupla de escape fica à mostra.

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Também foi exibida uma versão off-road, que deve carregar o motor diesel. Ela mantém as alterações descritas acima, mas ganha maior ângulo de ataque e ganchos na dianteira que condizem com o visual fora de estrada.

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O SUV cresceu. Na China, foi apresentado com 4.424 mm de comprimento, 1.819 mm de largura, 1.652 mm de altura e 2636 mm de entre-eixos. Comparando com o atual, são 8 mm a mais de comprimento e 14 mm a mais de altura.

Para o Brasil, o cofre do motor deve receber o novo 1.3 GSE T4 turboflex de quatro cilindros com 16 válvulas e injeção direta, que deve render entre 150 e 160 cv de potência e entre 25 e 26 kgfm de torque com etanol.

E também a opção 2.0 MultiJet turbodiesel, que seguirá em linha nas versões de topo, porém recalibrado para ir além dos atuais 170 cv e 35,7 kgfm.

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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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