GWM Haval H6 vs Toyota Corolla Cross, os híbridos mais vendidos no Brasil
Comparativo: colocamos frente a frente os dois híbridos mais emplacados do país nas versões que mais se aproximam em preço
A família GWM Haval H6 é a grande prova de que a fabricante chinesa não chegou ao Brasil para brincar. Com menos de dois meses efetivos de mercado, o SUV cupê Haval H6 GT se tornou o modelo híbrido plug-in mais vendido no mercado brasileiro. Já o Haval H6 HEV surgiu com força na briga dos híbridos plenos, no encalço do líder Toyota Corolla Cross Hybrid.
Você também pode se interessar por:
- Avaliação: Kia Sportage 2023 é combo de Compass, Corolla Cross e Taos
- PHEV, MHEV, BEV: entenda as siglas de carros elétricos e híbrido
- Carro híbrido: as 7 dúvidas mais comuns sobre ele
- Como GWM Haval H6 usa shoppings e internet para peitar o Corolla Cross
Pois fora os dois, Haval H6 HEV e Corolla Cross XRX, que a Mobiauto colocou frente a frente neste comparativo. Até porque, se o H6 tem porte de RAV4, um SUV médio de fato, o preço de R$ 214.000 é muito próximo aos R$ 210.990 cobrados pelo Toyota, que é de um produto do tipo compacto-médio. Veja quem se dá melhor em dez quesitos com notas.
Caso queira, confira antes nossas avaliações completas do Haval H6 HEV clicando aqui e do Corolla Cross XRX Hybrid clicando aqui. Assista ao vídeo na sequência com o comparativo completo e leia abaixo as notas e observações sobre ambos em cada quesito.
1. Preço
O posicionamento do primeiro SUV da GWM é agressivo para a realidade de preços do mercado brasileiro. Como dissemos, as dimensões são de RAV4, um modelo posicionado acima de R$ 300.000, mas a etiqueta da configuração híbrida convencional do H6 compete justamente com o Corolla Cross de topo.
Preço | Nota |
Haval H6 HEV: R$ 214.000 | 10 |
Corolla Cross XRX: R$ 210.990 | 6 |
2. Design
A GWM trabalhou o design de seu primeiro produto de modo a ter soluções próprias de design. Por isso, o SUV traz grade do tipo infinita, à la Peugeot 3008, e o excesso de cromados foi substituído por peças de acabamento externo em preto brilhante, incluindo as rodas.
Ficou bonito. Só não ganha nota máxima porque sua silhueta é exageradamente alta, passando pouca sensação de largura, algo acentuado pela posição das lanternas. Ao mesmo tempo, faltou carinho na composição das caixas de roda, que expõe chapas de metal sem pintura e parafusos expostos.
Já o Corolla Cross tem um desenho bem difundido no Brasil, notabilizado por linhas sóbrias, mas bem arranjadas. Os contornos em azul no logotipo e nos faróis diferenciam as versões híbridas das demais, e os para-lamas mais abaulados dão os músculos necessários para um SUV. Sutilezas como o abafador de escape excessivamente exposto custaram a nota máxima.
Design | Nota |
Haval H6 HEV | 8 |
Corolla Cross XRX | 8 |
3. Desempenho
Não há o que reclamar do H6 HEV em termos de desempenho, apesar de ter 150 cv e 23,7 kgfm a menos que as variantes PHEV e GT. Ainda assim, é praticamente o dobro da potência e mais de três vezes o torque do Corolla Cross Hybrid (ver fichas técnicas de ambos no fim deste artigo). Não falta fôlego, mesmo para um SUV com 1,7 tonelada de peso.
Já o Corolla Cross híbrido é o mais fraco entre todos os SUVs compactos-médios e médios oferecidos no Brasil. Isso, por si, seria uma falta grave, mas que acaba sendo perdoada porque sua motorização eletrificada também o faz ser o mais econômico de todos.
Desempenho | Nota |
Haval H6 HEV | 10 |
Corolla Cross XRX | 4 |
4. Consumo
O Corolla Cross, aqui, possui duas vantagens. A primeira é poder ser abastecido com etanol, enquanto o H6 HEV bebe só gasolina. A segunda é alcançar quase 18 km/l na cidade, segundo o Inmetro. Já o GWM tem números até bons para seu tamanho, embora inferiores. Confira a tabela completa do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular nas fichas técnicas ao final deste artigo.
Consumo | Nota |
Haval H6 HEV | 8 |
Corolla Cross XRX | 10 |
5. Revisões
A Toyota surpreende com um programa de revisões muito mais comedido e honesto para o segmento do que o que a Jeep pratica com o Compass e a VW, com o Taos. Já a GWM ingressou no Brasil tentando ser competitiva em todas as áreas, incluindo o pós-venda, obtendo um valor quase tão módico quanto o da concorrente japonesa no programa. E com visitas previstas a cada ano ou 12.000 km rodados.
Revisões | Nota |
Haval H6 HEV 2024: R$ 4.280 | 10 |
Corolla Cross XRX: R$ 4.237,90 | 10 |
6. Espaço interno
Já era de se esperar que o Haval H6 obtivesse nota 10 neste quesito. Seu espaço interno é muito superior ao de qualquer SUV compacto-médio posicionado nesta faixa de R$ 200.000 baixos.
Porém, o Corolla Cross possui um habitáculo espaçoso para a realidade de seu segmento e um porta-malas que fica entre o volume de Compass e Taos.
Espaço interno | Nota |
Haval H6 HEV 2024 | 10 |
Corolla Cross XRX | 8 |
7. Itens de tecnologia e conforto
Dos dez itens considerados mandatórios pela Mobiauto para o segmento de SUVs médios, o H6 cumpre a lista com louvor, assim como o Corolla Cross. Por isso, os dois levam nota máxima.
Item de tecnologia | Haval H6 HEV | Corolla Cross XRX |
ACC (Controle de cruzeiro adaptativo) | Sim | Sim |
Faróis automáticos | Sim | Sim |
Cluster digital | Sim | Sim |
Projeção sem fio de celulares | Sim | Sim |
Volante com ajuste de altura e profundidade | Sim | Sim |
Bancos em couro | Sim | Sim |
Ar digital com difusores traseiros | Sim | Sim |
Chave presencial e partida por botão | Sim | Sim |
Banco do motorista elétrico | Sim | Sim |
Nota | 10 | 10 |
Já entre os dez itens bônus, que rendem 0,1 ponto extra cada, o H6 acumulou oito, contra 0,4 do Toyota. Vale lembrar que a lista completa de itens de série de cada um está no final do artigo.
Bônus de tecnologia | Haval H6 HEV | Corolla Cross XRX |
Carregador de celular por indução | Sim | - |
Partida remota e controles à distância | Sim | - |
Freio de estacionamento eletrônico | Sim | - |
Shift paddles | - | - |
Retrovisor interno eletrocrômico | Sim | Sim |
Porta-malas com fechamento elétrico | Sim | - |
Start-stop | Sim (motor híbrido) | Sim (motor híbrido) |
Ar-condicionado dual zone | Sim | Sim |
Som premium | - | - |
Teto solar | Sim | Sim |
Nota bônus | 0,8 | 0,4 |
8. Acabamento
Surpreende o padrão de acabamento do Haval H6, que só não leva 10 por vacilos como a base dos cintos de segurança dianteiros, sem uma caixinha para esconder o cabo que fixa a peça ao assoalho, ou ainda a falta de revestimento suave ao toque nas guarnições das portas laterais traseiras, ou a já referida falta de refinamento nas caixas de roda.
Ao mesmo tempo, o Corolla Cross possui um acabamento ainda mais simples, com mais uso de plástico rígido no painel e um console central espartano. Além disso, elementos da parte traseira do SUV, como o banco e o bagagito, fazem barulho em vias mais esburacadas.
Acabamento | Nota |
Haval H6 HEV | 8 |
Corolla Cross XRX | 6 |
9. Conforto
O H6 proporciona um rodar um pouco mais confortável e silencioso, especialmente por já contar com suspensão traseira independente. Ainda assim, é um SUV um tanto “molenga” e a carroceria apresenta um nível de inclinação elevado em curvas.
O Corolla Cross também é mole, mas dá fim de curso mais fácil e apresenta pancadas mais secas na traseira, fruto do uso de eixo de torção como arquitetura para sua suspensão.
Conforto | Nota |
Haval H6 HEV | 8 |
Corolla Cross XRX | 6 |
10. Segurança
Mais uma vez, o Haval H6 HEV praticamente “sobra” em relação a seu preço, trazendo nove de dez itens que consideramos mandatórios neste quesito. Como as notas escalonam de duas em duas, arredondadas sempre para cima, foi o suficiente para alcançar 10.
Mas o Corolla Cross não fez feio e obteve a segunda maior pontuação possível.
Item de segurança | Haval H6 HEV | Corolla Cross XRX |
Seis airbags | Sim | Sim |
Câmera de ré | Sim | Sim |
Sensores traseiros de estacionamento | Sim | Sim |
Frenagem autônoma de emergência | Sim | Sim |
Alerta de ponto cego | Sim | Sim |
Detector de fadiga | - | - |
Alerta de evasão de faixa | Sim | Sim |
Faróis de LED | Sim | Sim |
Lanternas traseiras de LED | Sim | Sim |
Monitoramento de pressão dos pneus | Sim | - |
Nota | 10 | 8 |
Nos bônus de segurança, o modelo da GWM não foi tão supremo assim, pois deixa de oferecer três dos dez itens sugeridos pela Mobiauto. Ainda assim, tirou 0,2 a mais do que seu principal concorrente.
Item bônus de segurança | Haval H6 HEV | Corolla Cross XRX |
Sensores de estacionamento dianteiros | Sim | Sim |
Farol alto automático | Sim | Sim |
Frenagem automática pós-colisão | - | - |
Sistema anticapotamento | - | Sim |
Controle de velocidade em descidas | Sim | - |
Leitor de placas | Sim | - |
Câmera 360 graus | Sim | - |
Assistente de permanência em faixa | Sim | Sim |
Alerta de passageiro no banco traseiro | - | - |
Alerta de cinto para os 5 passageiros | Sim | - |
Nota | 0,7 | 0,4 |
GWM Haval H6 HEV ou Toyota Corolla Cross – Qual vale mais a pena?
Por seu posicionamento de preços agressivo, o Haval H6 HEV tirou a maior nota já obtida no quadro MobiAvalia. Em termos de custo-benefício e desempenho, ele talvez seja o melhor negócio do momento. Isso, claro, se você não tiver receio de uma marca que acabou de chegar ao Brasil e, portanto, ainda não tem um histórico consolidado de atendimento em pós-venda, suprimento de peças de reposição etc.
A nota do Corolla Cross, por sua vez, não foi ruim. Longe disso. Apesar de alguns vacilos, como o freio de estacionamento por pedal, o SUV da Toyota mostrou mais uma vez que apresenta um pacote equilibrado e racional, focado em quem quer suavidade e consumo de combustível eficiente. Por isso vende tanto. E você, qual levaria para casa? Veja na tabela abaixo as notas finais dos modelos:
Quesito | GWM Haval H6 HEV 2024 | Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2024 |
Preço | 10 | 6 |
Design | 8 | 8 |
Desempenho | 10 | 4 |
Consumo | 8 | 10 |
Revisões | 10 | 10 |
Espaço interno | 10 | 8 |
Itens de tecnologia | 10 | 10 |
Acabamento interno | 8 | 6 |
Itens de segurança | 10 | 8 |
Nota média | 8,2 | 7,6 |
Bônus tecnologia | 0,8 | 0,4 |
Bônus segurança | 0,7 | 0,4 |
Nota final | 9,7 | 8,4 |
GWM H6 HEV 2024 – Ficha técnica
Motor: 1.5, dianteiro,
transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, gasolina, injeção direta,
duplo comando de válvulas com variação em admissão e escape
Taxa de compressão: não
divulgada
Potência: 171 cv a 5.600 rpm
Torque: 29 kgfm a 1.000 rpm
Motor elétrico: dual motor, dianteiro, transversal
Potência motor elétrico: 136 cv
Torque motor elétrico: 25 kgfm
Potência combinada: 243 cv
Torque combinado: 54 kgfm
Peso/potência: 9,94 kg/cv
Peso/torque: 58,6 kg/kgfm
Câmbio: automático DHT, 2 marchas físicas e 9 modos de tração
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 7,9 s
Velocidade máxima: 175 km/h
Bateria elétrica: 1,6 kWh
Consumo Inmetro: 13,8 km/l na cidade; 12 km/l na estrada
Dimensões e capacidades: 4.683 mm de comprimento, 2.738 mm de entre-eixos, 1.886 mm de largura, 1.730 mm de altura, 560 litros de porta-malas, carga útil não divulgada, 60 litros de tanque de combustível, 1.699 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica
progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e multilink (traseira); freios a
discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); diâmetro de giro,
10,6 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 18,1 cm;
ângulo de ataque, 21,4°; ângulo de saída, 28,1°; ângulo de transposição de
rampas não divulgado; pneus, 225/55 R19; kit de reparo emergencial.
GWM Haval H6 HEV 2024 – Itens de série
- Faróis de LED com projetores e ajuste manual de altura do facho
- Lanternas de LED
- Console central de dois andares
- Controle de estabilidade e tração com assistente de subida em rampas
- Chave presencial com destravamento automático das portas
- Partida do motor por botão
- Volante multifuncional com ajuste manual de altura e profundidade
- Porta-malas com abertura e fechamento elétrico e sistema hands free
- Bancos dianteiros com ajustes elétricos
- Quatro portas USB do tipo convencional
- Ar-condicionado automático digital de duas zonas
- Apoia braço traseiro com porta copos
- Banco traseiro bipartido e rebatível
- Quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas com computador de bordo integrado
- Central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Carregador de celular por indução
- Freio de estacionamento eletrônico
- Retrovisores externos elétricos
- Câmera 360° para auxílio a manobras
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Assistente de estacionamento para vagas paralelas e em 90º
- Assistente de manobra à ré por até 50 metros
- Alerta de ponto cego
- ACC (controle de cruzeiro adaptativo)
- Frenagem automática de emergência
- Assistência de permanência em faixa
- Reconhecimento de placas de trânsito
- Alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática
- Seis airbags
- Alerta de perigo em abertura de portas
- Smart Dodge (ajusta o veículo ao passar ao lado de caminhões)
- Smart Cornering (usa o ACC para identificar o raio da curva, faz a redução automática da velocidade e, ao sair dela, volta a acelerar para a velocidade de cruzeiro)
- Teto solar panorâmico com abertura por comando de voz
- Retrovisor interno antiofuscante
- Iluminação interna ambiente
- Porta-revistas traseiros
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2024 – Ficha técnica
Motor: 1.8, dianteiro, transversal, quatro cilindros
em linha, 16V, aspirado, flex, injeção multiponto, duplo comando de válvulas
com variação em admissão
Taxa de compressão: 13:1
Potência: 98/101 cv
(G/E) a 5.200 rpm
Torque: 14,5 kgfm (G/E) a 3.600 rpm
Motor elétrico: dual motor, dianteiro, transversal
Potência motor elétrico: 72 cv
Torque motor elétrico: 16,6 kgfm
Potência combinada: 122 cv
Torque combinado: não divulgado
Peso/potência: 14,36 kg/cv
Peso/torque: 100 kg/kgfm
Câmbio: automático transeixo e-EVT
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 13 s
Velocidade máxima: 170 km/h
Bateria elétrica: 1,3 kWh
Consumo Inmetro: 11,8 km/l com etanol e 17,8 km/l com gasolina na cidade; 9,7 km/l com etanol e 14,7 km/l com gasolina na estrada
Dimensões e capacidades: 4.460 mm de comprimento, 2.640 mm de entre-eixos, 1.825 mm de largura, 1.620 mm de altura, 440 litros de porta-malas, 450 kg de carga útil, 36 litros de tanque de combustível, 1.450 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); diâmetro de giro, 11 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 16,2 cm; ângulo de ataque, 21°; ângulo de saída, 36°; ângulo de transposição de rampas não divulgado; pneus, 225/50 R18; estepe temporário 155/70 R17.
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2024 – Itens de série
- Sete airbags
- Alarme
- Controle de estabilidade e tração com assistente de subida em rampas
- Chave presencial com destravamento automático das portas
- Partida do motor por botão
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Assistente de permanência em faixa
- Assistente pré-colisão frontal com frenagem autônoma emergencial
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Alerta de ponto cego
- Alerta de não uso do cinto nos bancos dianteiros e traseiro
- Cintos dianteiros com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força
- Alerta de oscilação da carroceria
- Faróis de LED com projetor, base azulada, luzes diurnas integradas, acendimento e farol alto automáticos
- Faróis de neblina de LED
- Lanternas traseiras com de LED
- Grade com parte superior em cinza escuro e moldura prata
- Janelas laterais com acabamento cromado
- Antena tubarão
- Rodas de liga leve aro 18
- Spoiler traseiro
- Direção elétrica progressiva
- Volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade mais borboletas para troca sequencial de marchas
- Limpador de para-brisa com acionamento automático
- Acabamento interno com faixas de painel, portas e bancos na cor bege
- Bancos revestidos em couro nas faixas externas e couro sintético nas internas
- Banco do motorista com regulagem elétrica de altura e do passageiro dianteiro com ajuste manual
- Banco traseiro bipartido em 60:40 com duas angulações de encosto lombar, descansa-braço e porta-copos na posição central
- Vidros elétricos com um-toque e antiesmagamento
- Quadro de instrumentos com computador de bordo digital de 7 polegadas
- Ar-condicionado automático digital de duas zonas com saída traseira
- Retrovisores externos elétricos com rebatimento automático, luzes de seta integradas e função tilt down no direito
- Retrovisor interno antiofuscante
- Freio de estacionamento por pedal
- Central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e AppleCarPlay sem fio
- Tomada USB no painel
- Duas tomadas USB para a fileira traseira
- Iluminação interna ambiente
- Quatro alto-falantes e dois tweeters
- Câmera de ré com gráficos dinâmicos de distância
- Sensores traseiros e dianteiros de estacionamento
- Porta-revista atrás do banco do passageiro dianteiro
- Teto solar