Force Gurkha: como é o Mercedes Classe G para as massas
SUV offroad acabou de passar por uma atualização e tem preço de carro popular
Dentre as qualidades doMercedesClasse G, a robustez e seu preço para abonados são uma das mais notáveis, mas agora surge um modelo inspirado no jipão alemão do outro lado do mundo, na Índia. Este é o Force Ghurka, utilitário indiano que passou recentemente por atualização e que lembra (até demais) o Classe G.
Você pode se interessar por:
- Essa cópia do GWM Ora 03 custa menos de R$ 50 mil
- GWM Tank 300: 7 truques geniais do SUV contra Toyota SW4 e Trailblazer
- Como é o SUV de luxo da GWM que virá ao Brasil com 480 cv e fazendo 250 km/l
- BYD revela SUV off-road inspirado em Star Wars com direito a porta-drone
O carro não é uma novidade, tanto que é comercializado no mercado indiano desde 2008, porém, havia sido descontinuado por mais de um ano antes de voltar recentemente com visual atualizado. A principal novidade é a adição de uma versão de cinco portas e assento de três fileiras na linha.
No entanto, o que mais chama atenção não é nada relacionado a atualização, mas sim seu visual robusto e quadrado. O estilo de jipão parrudo mais clássico está presente até mesmo nos faróis arredondados, os quais remetem diretamente ao Classe G.
O preço da nova atualização ainda não foi divulgado, mas espera-se que ele seja no máximo de US$ 20.000 (cerca de R$ 103 mil em conversão direta). Deste modo o carro se mostra muito mais em conta que o SUV alemão, que parte de nada menos do que R$ 2,2 milhões aqui no Brasil.
O novo Force Gurkha
Como já comentado, a nova gama do veículo trouxe uma
variante de cinco portas, o que o faz ter uma carroceria mais longa com
comprimento de 4.390 mm, consideravelmente menor que os 4.873 mm do Classe G.
Dentre suas outras características pode-se destacar sua distância de 233 mm em
relação ao solo, rodas de liga leve de 18 polegadas e seus pneus todo-terreno,
o que evidencia sua vocação fora de estrada. Além disso, o utilitário também é
capaz de passar por trechos alagados de até 700 mm, sem contar que tem ângulos
de saída e de entrada de 37º e 29º, respectivamente.
Por dentro, chama atenção sua central multimídia com tela de 9 polegadas e painel de instrumentos digital. Apesar de ser um modelo de proposta mais de entrada para o seu segmento, o SUV tem painel revestido até mesmo com material suave ao toque.
Debaixo do capô há um motor 2.6 diesel de quatro cilindros, fornecido pela própria Mercedes e que trabalha junto de um câmbio manual de 5 marchas. O rendimento total do conjunto é de 140 cv de potência e 32,6 kgfm de torque.
Vale ressaltar que o SUV possui tração integral e um sistema 4WD de bloqueio de diferencial dianteiro e traseiro, sistema tradicionalmente usado em veículos voltados ao off-road mais pesado.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp