Carros brasileiros que tiveram versões da Copa, veja quanto valem hoje

VW Gol foi o primeiro carro com edição Copa do Mundo, criando mais uma tradição no mundo automotivo

Camila Torres
Por
24.11.2022 às 12:50 • Atualizado em 01.04.2024

A Copa do Mundo é um evento muito celebrado no Brasil. A influência é tamanha que a indústria automotiva também entre no clima. O pioneiro nessa tradição foi o Volkswagen Gol Copa em 1982, atualmente, Hyundai mantém a tradição cobrando mais de R$ 100.000 para quem quiser levar o modelo em homenagem ao campeonato. 

Nesta quinta-feira (24), teremos o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo 2022, e para já ir entrando no clima de torcida, resolvemos relembrar os carros brasileiros que já tiveram uma série especial do campeonato, afinal, também somos apaixonados por carros. 

Publicidade

Anuncie seu carro na Mobiauto

VW Gol, Chevrolet Monza, Fiat Uno foram alguns modelos que já tiveram sua versão em homenagem ao maior campeonato de futebol do mundo. Temos desde exemplares raríssimos como o primeiro VW Gol Copa até modelos atuais que mantém a tradição, como o Hyundai com o HB20 e HB20S. 

Tivemos boas edições e outras nem tão boas assim. Se você já está curioso, não vamos nos alongar, para você ter tempo de se deliciar com mais uma das nossas listas antes do jogo começar. E já em ritmo de Copa, te desejamos uma boa leitura e que o Hexa finalmente venha.

Leia também: 10 carros de até R$ 20.000 de 4 portas e mais novos do que você imagina


Carros brasileiros que já tiveram edição especial Copa do Mundo*

*Todos os preços estão de acordo com a Tabela Fipe, mas por se tratar de edições especiais o valor pode variar significativamente 


VW Gol – Copa da Espanha – 1982

Preço: o valor do Gol Copa 1982 não consta na Tabela Fipe. Mas ele está sendo leiloado no site Picelli Leilões com lance mínimo de R$ 4.500. Até a publicação desta matéria já havia sido oferecido R$ 8.500 pelo modelo. O leilão encerra no próximo dia 26. 

Olha só quem começou com essa história de carro com edição de copa do mundo, o já saudoso VW Gol. Com apenas dois anos de mercado na copa de 82, o Golzinho ainda tinha um longo caminho para percorrer para ser um ícone. Mas a Volkswagen resolveu dar uma forcinha no processo, aproveitou a empolgação dos brasileiros e o fato de ser uma das patrocinadoras do campeonato e lançou a versão Gol Copa. 

Foram 3.000 unidades destinadas a edição Copa. Como diferencial, o VW Gol Copa era oferecido em um tom de azul exclusivo, trazia faróis auxiliares, emblema da Copa na lateral e no vidro traseiro e manopla do câmbio em formato de bola de futebol. De resto, era basicamente a versão LS. O motor era 1.6 da família Boxer casado a um câmbio de quatro marchas.

Leia também: 5 carros resilientes que ainda não se renderam ao motor turbo


Chevrolet Kadett Turim – Copa da Itália – 1990

Preço Fipe: R$ 6.360

Lembrando do sucesso do VW Gol Copa, a Chevrolet resolveu apostar na mesma estratégia, porém, não era uma das patrocinadoras oficiais e por não estar vinculada a Fifa não tinha os direitos autorais para lançar uma versão chamada Copa do Mundo. 

Porém, a marca foi muito criativa para encontrar uma saída e lançou o Kadett Turim, em homenagem em uma das cidades da Itália que sediaria os jogos. A edição foi produzida até 1991 e tinha como diferenciais como saia lateral na cor preta, bancos esportivos e spoiler traseiro. O modelo ainda contava com rodas de liga de alumínio polidas e bancos Recaro.

O Chevrolet Kadett Turim talvez tenha sido a única lembrança boa daquela Copa para os brasileiros, já que o Brasil foi eliminado nas oitavas de final por nuestros hermanos argentinos. 

Leia também: 10 carros na faixa de R$ 30 mil que parecem mais caros e valem a pena


Chevrolet Monza Club / VW Gol – Copa EUA – 1994

Preço Fipe Monza Club: R$ 9.789

Preço Fipe Gol Copa II: R$ 11.041

Depois da humilhação vem a exaltação e foi na Copa de 1994 que o Brasil levantou a taça para comemorar o Tetra. Mas não é só no futebol que tem briga de clássicos, no mundo automotivo também. E lá estavam Chevrolet Monza e VW Gol disputando torcedores para suas edições especiais da Copa. 

A versão da VW marcava o fim da era do Gol quadrado, que seria substituído pelo Gol bolinha no ano seguinte. Nesta edição, o hatch tentava conquistar os consumidores com os retrovisores no mesmo tom de azul da carroceria, faróis auxiliares, limpador para o vidro traseiro, volante esportivo e painel digital.

Já a Chevrolet, escolheu um novo representante, o Monza, seu modelo mais vendido na época, ou seja, o craque do time. A versão se destacava devido a pintura Vermelho Schumman, tecidos exclusivos no interior, direção hidráulica e roda de alumínio. Outro destaque, não apenas da versão, mas do modelo era o motor 2.0 com injeção eletrônica. 

Leia também: 10 carros entre R$ 50 mil e R$ 60 mil confortáveis e bons de acelerar


Chevrolet Corsa, Corsa Pick-Up e S10 Champ – Copa França - 1998

Preço Fipe Corsa Champ: R$ 10.468

Preço Fipe Corsa Pick-Up Champ: R$ 15.147

Preço Fipe S10 CS Champ: R$ 27.282

A Chevrolet lançou edição especial de Copa do Mundo de três modelos em 1998: Corsa, Corsa Pick-Up e S10. Todos eram ofertados com a carroceria verde ou azul com uma faixa amarela na lateral e tinham o sobrenome Champ.

Naquela copa os brasileiros estavam eufóricos, e não era para menos, pois o Brasil já tinha ganhado o campeonato de 94, e chegava novamente até a final. Mas os franceses não nos deixaram levantar a taça no país deles e levamos três gols da França e a seleção brasileira não marcou nenhum. 

Leia também: Lembra do Corsa? Ele ainda existe, tem 40 anos e é até elétrico


VW Gol Sport – Copa Japão/Coréia do Sul - 2002 

Preço Fipe: R$ 11.358

Neste ano a VW abriu mão da edição com a nomenclatura Copa e escolheu o sobrenome Sport. O que só fazia sentido mesmo pelo futebol, pois de esportivo o Gol não tinha nada com seu motor 1.0 de 76 cv. 

Ah, e o modelo não era mais comercializado apenas naquele belo tom de azul exclusivo da copa, mas podia ser adquirido nas cores: Amarelo Solar, Prata Reflex, Azul Mercato, Verde Brunei, Branco Cristal, Azul Indigo e Vermelho Coral. Além dos emblemas em homenagem a Copa do Mundo, a versão Sport trazia spoiler traseiro, faróis escurecidos, faróis de neblina e banco do motorista com ajuste de altura. 

Leia também: VW Gol: por que carro mais importante da história do Brasil vai morrer


Volkswagen Gol Copa – Copa Alemanha – 2006

Preço Fipe Gol Copa 1.0: R$ 18.522

Preço Fipe Gol Copa 1.6: R$ 23.214

O Gol não quis aposentar as chuteiras e, em 2006, lançou a quarta edição especial de Copa do Mundo. Talvez, devido as piadas, a marca não quis usar novamente o sobrenome Sport e voltou a exibir a nomenclatura Copa. Mas dessa vez, uma versão 1.6 também ganhou a edição especial. Para diferenciar das demais versões, o Gol Copa ganhou grade preta, bancos com o logotipo do campeonato e adesivos nas soleiras, portas e tampa do porta-malas. 

Leia também: Nove carros que morreram e ninguém apareceu no velório


Volkswagen Gol Seleção – Copa África do Sul – 2010

Preço Fipe: R$ 28.013

O VW Gol é torcedor fiel e não perde uma Copa. Em 2010, a marca se tornou a patrocinadora oficial da seleção brasileira e lançou a edição Gol Seleção. Quem quisesse levar a versão especial para casa teria que se contentar com o motor 1.0. Em termos estéticos, o hatch ganhou emblema da CBF na lateral e nos bancos e Seleção na tampa do porta-malas.


Volkswagen Gol, Fox e Voyage Seleção / Fiat Uno Rua / Hyundai HB20 e HB20S Copa – Copa Brasil – 2014 

Preço Fipe Gol 1.0 Seleção: R$ 38.900 / Gol 1.6 I-Motion Seleção 2P: R$ 35.214 / Gol 1.6 Seleção: R$ 41.185

Preço Fipe Fox 1.0 Seleção: R$ 41.652 / Fox 1.6 I-Motion Seleção: R$ 42.392 /Fox 1.6 Seleção: R$ 41.754

Leia também: Opinião do Dono: Volkswagen Fox Pepper foge do padrão, mas compensa?

Preço Fipe Voyage 1.0 Seleção: R$ 37.051 / Voyage 1.6 I-Motion Seleção: R$ 36.258 / Voyage 1.6 Seleção: R$ 38.788

Preço Fipe Fiat Uno 1.0 Rua: R$ 32.627

Preço Fipe Hyundai HB20 1.0 Copa do Mundo: R$ 43.752 / Hyundai HB20 1.6 Copa do Mundo: R$ 43.895 / Hyundai HB20 1.6 AT Copa do Mundo: R$ 48.813

Preço Fipe Hyundai HB20S 1.0 Copa do Mundo: R$ 48.326 / Hyundai HB20S 1.6 Copa do Mundo: R$ 47.175 / Hyundai HB20S 1.6 AT Copa do Mundo: R$ 51.673

Leia também: 10 usados de respeito pelos R$ 68.000 de um novo Citroen C3

Com a Copa do Mundo em casa, até montadoras que não tinha tradição em ter edição especial do campeonato quiseram aproveitar a deixa. O problema é que nem elas e nem nós esperávamos uma surra dos alemães. 

Só a Volkswagen lançou três edições da Seleção: Gol, Fox e Voyage e com as motorizações 1.0 e 1.6. Os modelos ganharam bancos com estofamento em couro que lembrava uma bola de futebol, porta-copos com o logotipo da CBF, adesivos no porta-malas e para-lamas e rodas em liga.

A Hyundai também foi uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo para ter uma edição do campeonato. Tanto o HB20 como o HB20S eram oferecidos na pintura exclusiva Azul Sky com bancos de couro com costuras vermelhas, grade preta e logotipos da Copa espalhados pelo carro e multimídia com TV. Mas a cereja do bolo mesmo era a garantia de seis anos, que prospectava o Hexa. 

A Fiat não era patrocinadora oficial, mas também queria uma edição de copa, então, lembrou o jeitinho bem brasileiro que a Chevrolet deu na Copa de 90 e fez o mesmo criando a versão Uno Rua, em homenagem as festas de rua no período dos jogos. E assim nasceu o Uno amarelo, com bancos com detalhes na cor do Brasil e bandeira na lateral do painel.

Leia também: VW Polo Track: o que ele perde para ser mais barato que o novo Polo MPI


Hyundai HB20 Copa – Copa Rússia – 2018

Preço Fipe Hyundai HB20 1.0 Copa do Mundo: R$ 62.960 / Hyundai HB20 1.6 AT Copa do Mundo: R$ R$ 73.274

Preço Fipe Hyundai HB20S 1.0 Copa do Mundo: R$ 69.189 / Hyundai HB20S 1.6 AT Copa do Mundo: R$ 73.978

Depois do 7x1 até o VW Gol que não perdia uma copa aposentou as chuteiras e até deixou para sair de linha na época da Copa, tamanha foi a decepção. Brincadeiras à parte, em 2018, a Hyundai renovou o contrato como patrocinadora da Copa. 

Dessa vez a edição foi limitada a 4.200 unidades, e a versão Copa era baseada na versão Comfort Plus. Os modelos hatch e sedan foram oferecidos com rodas em liga aro 15, multimídia com TV com tela de boas-vindas da Hyundai e da Copa, logotipos no para-lamas e bancos. Mas a pintura azul exclusiva ficou no passado. 

Como lembrança da Copa do Mundo da Rússia, os proprietários da edição Copa ganharam uma Telstar 18, que nada mais é que uma réplica da bola oficial.

Leia também: Hyundai HB20 2023: preços, itens de série e diferenças entre as versões


Hyundai HB20 e HB20S – Copa Qatar – 2022

Preço Fipe Hyundai HB20 1.0 Copa do Mundo: R$ $ 87.990 / Hyundai HB20 1.0 Turbo AT Copa do Mundo: R$ R$ 105.390

Preço Fipe Hyundai HB20S 1.0 Copa do Mundo: R$ 93.890 / Hyundai HB20S 1.0 Turbo AT Copa do Mundo: R$ 111.790

Parece que temos um substituto do VW Gol nas edições especiais de Copa do Mundo. Esta já é a terceira vez que a Hyundai lança versão Copa dos irmãos HB20 e HB20S. Os modelos são oferecidos exclusivamente nas cores Prata Brisk e Branco Atlas e agregam faróis com projetor e DRL em LED, rodas de liga na cor cinza, capa dos retrovisores em Cinza Silk e emblema da copa nos para-lamas. 

No habitáculo, a versão Copa se diferencia por oferecer quadro de instrumentos digital soleira personalizada, bancos bicolores com logotipo do campeonato. O modelo também traz como item de série chave presencial e nas versões turbinadas partida remota do motor pela chave. 

E assim como em 2018, a Hyundai oferece como cortesia para os proprietários da versão Copa do Mundo a Al Rihla, réplica da bola oficial da Copa de 2022. Mas o que nós queremos saber mesmo, é se esse ano o Hexa vem. 

Imagens: Reginaldo de Campinas / Só Carrão / Circuito Jacuí / Volkswagen / Chevrolet / Fiat / Hyundai 

Talvez você também se interesse: 

10 carros na faixa de R$ 30 mil que parecem mais caros e valem a pena
6 ótimos carros usados de R$ 50.000 para comprar ainda este ano
10 carros entre R$ 50 mil e R$ 60 mil confortáveis e bons de acelerar
10 ótimos carros automáticos usados na faixa de R$ 70.000

A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade